Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade de Barra do Piraí avança no resgate de animais silvestres em 2025

De janeiro a novembro deste ano, mais de 60 animais silvestres foram resgatados. Objetivo da secretaria é valorizar, proteger e preservar a biodiversidade no município

Por Carol Macedo
imagem do whatsapp de 2025 11 03 à(s) 17.38.10 1d271005

BARRA MANSA

A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade, tem avançado no resgate de animais silvestres encontrados em áreas urbanas. Neste ano, com o intuito de estimular a preservação da biodiversidade do município, a pasta intensificou os serviços de maneira expressiva, registrando até o mês de novembro mais de 60 animais resgatados.

Segundo o secretário municipal do Ambiente e Sustentabilidade, Christopher Taranto, os serviços funcionam, especialmente, por meio de denúncias de moradores. Ele também explicou que os resgates podem seguir diferentes linhas de atendimento, conforme o estado de cada animal, visando sempre sua recuperação e reintegração à vida silvestre.

“Nós recebemos as denúncias pelo ramal da Secretaria do Ambiente, e após o resgate temos diferentes formas de abordagem. Quando percebemos que é uma situação simples, nós acomodamos o animal em um espaço próprio na secretaria e depois o devolvemos à vida silvestre. Em caso de necessidade de consultas veterinárias, temos todo o suporte da Secretaria do Bem-Estar Animal, sempre buscando sua integração à natureza. No entanto, quando isso não é possível, levamos as espécies até o Zoológico de Volta Redonda ou ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Seropédica (CETAS), que são locais especializados no tratamento desses animais”, explicou Christopher.

Esse serviço faz parte de uma reinvenção da política ambiental de Barra do Piraí, que, além da dragagem e desassoreamento de rios e outras ações, tem dado grande importância à preservação e ao monitoramento da fauna e flora do município.

Christopher ressaltou o número de resgates e a aquisição de novos equipamentos para a realização do serviço. Ele ainda reforçou a importância das denúncias e destacou que a população não deve tentar fazer o resgate por conta própria.

“Nós fizemos mais de 60 resgates neste ano, e há cerca de dois meses adquirimos novos materiais para fazer a captura e o resgate desses animais, como redes, gaiolas, luvas e outros utensílios. Nós temos agido sempre o mais rápido possível para poder preservar a vida do animal. Peço à população para sempre fazer contato quando souber de uma situação dessas e não tentar capturar o animal, pois, muitas vezes, ele está assustado e pode acabar avançando nas pessoas. E, principalmente, não deem alimentos para eles, porque, quando o animal se sente acolhido, acaba voltando, o que o tira de seu habitat natural. Então, é importante fazer o contato com a gente para que possamos realizar o resgate da maneira correta”, completou o secretário.

Dentre os animais resgatados estão jibóia, preguiça, gavião-carijó, cágado, tucano-toco, cachorro-do-mato, coruja-orelhuda, cambacica, furão-pequeno, urubu-de-cabeça-preta e gambá.

O número para denuncias e resgates é 0800 202 1999, ramal 4105.

A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, declarou que “a política ambiental do município está vivendo um excelente momento. Com o trabalho do nosso secretário Christopher e de sua equipe, e o apoio do Govendo do Estado, avançaremos muito mais”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos