ITATIAIA
Neste mês, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Especial de Saúde, está reforçando a campanha “Janeiro Roxo”, de prevenção à hanseníase, doença infectocontagiosa que afeta a pele e os nervos do paciente.
De acordo com a coordenação do Programa, o paciente que apresentar algum sintoma pode procurar atendimento médico do Sistema Único de Saúde (SUS) na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Se preferir, o morador poderá procurar diretamente o Programa Especial de Saúde para consulta ou a avaliação. O atendimento acontece todas as segundas, quartas e quintas-feiras, das 13 às 17 horas e às terças-feiras, de 8 às 17 horas, no prédio ao lado da Policlínica Municipal, na Avenida dos Expedicionários, nº175, no Centro da cidade.
O acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa é realizado pela equipe responsável, formada por um médico e uma enfermeira.
Durante as consultas individuais são avaliadas as condições gerais dos pacientes e repassadas todas as orientações necessárias e também a medicação do tratamento a seguir.
O Programa Especial de Saúde atende pacientes com patologias como Tuberculose, Hanseníase, HIV/AIDS e Hepatites Virais.
SINTOMAS
Os principais sintomas da hanseníase são o surgimento de caroços ou manchas brancas ou avermelhadas na pele, sensação de fisgadas ou dormência e a perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato.