VOLTA REDONDA
Abraçar uma grande causa. Esse foi o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao realizar, na manhã de ontem, um abraço simbólico ao Hospital São João Batista (HSJB). Representantes da Secretaria e funcionários da unidade hospitalar participaram do ato, que faz parte das atividades em prol ao ‘Setembro Verde’ e representou ainda a fila de pessoas que aguardam por um transplante de órgãos.
A subsecretária de Saúde de Volta Redonda, Hélia Maia, explicou ao A VOZ DA CIDADE que o ‘Abraço Solidário’ foi promovido para lembrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado ontem. Disse ainda que, o objetivo desta data é conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos, com o intuito de ajudar milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvarem as suas vidas. Durante o ato, o entusiasmo tomou conta de todos que andaram de mãos dadas no quarteirão do Hospital São João Batista.
Conforme estipulado pelo Ministério da Saúde, setembro foi instituído o mês para a conscientização e esclarecimentos a respeito da doação de órgãos. A subsecretária ressaltou ainda, que além dos funcionários do hospital, alunos do curso de enfermagem do Instituto de Cultura Técnica (ICT) e do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM-Cicuta) foram convidados para o abraço, que também foi aberto à população em geral. O Banco de Olhos de Volta Redonda atende 34 municípios na região.
A grande corrente de solidariedade aconteceu pela primeira vez e deve se repetir nos próximos anos, na mesma data. Para a subsecretária, esse gesto simboliza a união de toda sociedade na conscientização sobre a necessidade da manutenção do equilíbrio e da adequação física e tecnológica do Hospital São João Batista, que conta com o Setor de Transplantes. A instituição é considerada como referência na região em vários tipos de atendimento, como na coleta de órgãos para doação.
Desde a inauguração do Banco, em 2010, 1.169 captações de órgãos foram feitas, beneficiando assim essa quantidade de pessoas que estava à espera de uma doação.
Nessa semana também, fazendo parte da lembrança ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, a equipe técnica do Setor de Transplantes do HSJB esteve no Complexo Hospitalar Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa, em Pinheiral, entregando panfletos e explicando o processo de doação de órgãos para pacientes do município. A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiral, visou despertar a atenção para importância de se tornar um doador.
COMO SER DOADOR DE ÓRGÃOS
De acordo com a Legislação Brasileira, Lei nº 10.211, de 23 de março de 2001, a retirada dos órgãos e tecidos para doação só pode ser feita após autorização dos membros da família. Para a doação, o doador deve ter sofrido de morte encefálica, pois somente assim os seus principais órgãos vitais permanecerão aptos para serem transplantados para outra pessoa. Pessoas vivas também podem ser doadoras de órgãos, mas apenas aqueles que são considerados “duplos”, ou seja, que não prejudicarão as aptidões vitais do doador após o transplante. Um dos rins ou pulmões, parte do fígado, do pâncreas e da medula óssea são exemplos de órgãos que podem ser doados por pessoas ainda em vida.