PARAÍBA DO SUL
A secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, anunciou, na manhã desta quarta-feira (20/03), a implementação do Curso Técnico Integrado em Edificações no Colégio Estadual Monsenhor Francisco, em Paraíba do Sul, Região Centro-Sul Fluminense. Os alunos poderão usufruir da nova modalidade de ensino a partir do ano letivo de 2025. O colégio será o primeiro a ofertar curso profissionalizante no município.
A iniciativa tem o objetivo de preparar, qualificar e formar profissionais em técnico em edificações, para que atuem nas diversas áreas do setor de construção civil. “Essa realização só é possível graças à implementação do Novo Ensino Médio. Com o Curso Técnico em Edificações, nossos alunos do município terão a possibilidade de se capacitarem, se tornarem profissionais qualificados e saírem daqui certificados para o mercado de trabalho. Esta conquista só está acontecendo graças à autorização do governador Cláudio Castro”, disse a secretária.
Pedro Ivo Jardim, aluno da 2ª série do Ensino Médio, considera a implantação do novo curso importante para os jovens da cidade. “Acho muito bom. É bem melhor, porque aqui já saímos com diploma. O mercado de trabalho está pedindo cada vez mais pessoas capacitadas”, afirmou o jovem.
Ainda durante a visita, Roberta Barreto entregou livros paradidáticos aos estudantes do Colégio Monsenhor Francisco. As obras estão sendo distribuídas nas escolas da rede estadual e foram escolhidas por membros do grêmio estudantil, após a realização de pesquisas em 2021 e 2022. A entrega busca incentivar a leitura no ambiente escolar.
Programa Seeduc + Perto resolve demandas da comunidade escolar
O Colégio Estadual Monsenhor Francisco, em Paraíba do Sul, recebeu ainda o programa Seeduc + Perto, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), que oferece mais de 50 serviços diferentes aos alunos, pais e servidores.
A iniciativa tem o objetivo de aproximar a Seeduc da comunidade escolar e solucionar demandas como emissão de certificados, quadro de horários, vagas disponíveis, transporte escolar e questões administrativas dos servidores da rede em todo estado.
Estiveram presentes durante a visita, a subsecretária, Joilza Rangel e o assessor parlamentar, Júlio Canelinha, além de outras autoridades locais.
Alunos de colégio em Miguel Pereira também receberam livros paradidáticos
Já em outra agenda, a secretária Roberta Barreto esteve no Ciep 494 Alexandre Carvalho Cívico-Militar, em Miguel Pereira, também na Região Centro-Sul do estado, onde fez a entrega de mais livros paradidáticos. A visita teve o objetivo de entender as necessidades da comunidade escolar, a fim de possibilitar a melhoria da qualidade na educação dos alunos da unidade.