BARRA MANSA
Hoje, dia 26, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, formalizou mais uma participação na campanha ‘Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica’. Dessa vez, o novo parceiro é a Rede Farmácia Economize, totalizando a participação de 83 drogarias. A iniciativa, criada pela Associação dos Magistrados Brasileiros, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, dá chance para as mulheres denunciarem a violência sem chamar a atenção do parceiro, fazendo um X na palma da mão e mostrando para um atendente da farmácia, que poderá acionar as autoridades e órgãos competentes que atuam frente a estes casos. O direito ao sigilo e à privacidade é garantido.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), os registros de boletins de ocorrência apresentaram queda nos primeiros dias de isolamento/distanciamento social pela dificuldade das mulheres de acionar os canais de denúncia. Contudo, ainda de acordo com o FBSP, houve um crescimento dos números de feminicídios, assim como nos registros do 190 para atendimentos relativos à violência doméstica.
O diretor da Rede de Farmácia Economize, Victor de Souza do Nascimento, comentou sobre a importância da campanha e da parceria. “Infelizmente, a violência doméstica ainda é uma realidade em nosso país. Daí, a necessidade da sociedade se atentar para a proteção das vítimas e das crianças que fazem parte dessa relação”, disse.
A responsável pelas orientações jurídicas da Secretaria de Assistência Social de Barra Mansa, Vanessa do Amaral Serpa, relatou que o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) tem uma média de 30 atendimentos de violência doméstica por mês. “Estes números se referem apenas as demandas que chegam através da nossa secretaria. Porém, outros equipamentos públicos, como, por exemplo, o Disque 180, o Hospital da Mulher e a 90ª Delegacia de Polícia, prestam este tipo de atendimento também. Por isto, é possível afirmar que o patamar da violência doméstica é maior”.
Vanessa disse ainda que nos próximos dias, os cartazes da campanha serão afixados em outras farmácias. “Contamos com a colaboração da advogada Priscila Sales, integrante da OAB Mulher, para a confecção dos cartazes. Vale ressaltar que a entidade é uma grande parceira da Secretaria de Assistência Social”, finalizou.