ITATIAIA
A equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do município recebeu na quarta-feira, dia 24, os representantes do Programa Patrulha Maria da Penha. A Patrulha é formada por profissionais do 37º Batalhão da Polícia Militar e realizam atendimento exclusivo para os chamados de violência contra a mulher. A finalidade da visita foi discutir casos violência doméstica no município e buscar estratégias para melhorias nos atendimentos.
Durante o encontro as equipes também conversaram sobre a importância do trabalho na cidade e o desempenho dos profissionais que atuam nesse campo de ação. “A Secretaria tem uma grande parceria com a Patrulha Maria da Penha. Nossos encontros são de extrema importância na discussão de casos e busca de melhorias para salvaguardar as vítimas e estabelecer o cumprimento de medidas protetivas. A novidade é que estamos avançando nas tratativas para ciência e fiscalização por parte da Patrulha Maria da Penha, isso trará ainda mais eficácia no combate que travamos junto à violência doméstica”, disse a secretária da pasta, Luciana Cavallari.
A Lei Maria da Penha (nº 11.340/06), criada em 07 de agosto de 2016 tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar.
Após a reunião com os profissionais da Patrulha, a equipe da Secretaria participou de uma reunião no Fórum de Itatiaia com a juíza, Carolina Dubois Fava de Almeida para buscar mais agilidade no que diz respeito a ciência das medidas protetivas aos acusados.
SERVIÇOS OFERECIDOS NA SECRETARIA
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas, na Rua Coronel José Mendes Bernardes, nº 14, Centro de Itatiaia.
No local é oferecido acompanhamento social, principalmente às vítimas de violência doméstica, e o atendimento é feito por profissionais das áreas jurídica, social e psicológica. O telefone de contato é (24) 3352-1339.