>
728x90 vacina (1)

Sebrae Rio aponta que Sul Fluminense possui quase 90 mil pequenos negócios

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA

As cidades de Itatiaia, Resende, Quatis, Porto Real, Rio Claro, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Barra do Piraí, Vassouras e Valença, possuem quase 90 mil pequenos negócios divididos entre MEI (Microempreendedores Individuais), micro e pequenas empresas e geram mais de 105,2 mil empregos formais.

Os dados foram apontados pelo Sebrae Rio durante um café da manhã para a imprensa realizado na sede do Escritório Regional do Sebrae Rio. Os setores de Serviço, Comércio e Indústria possuem mais representatividade e o de Saúde está ganhando espaço.

Dessas empresas, o segmento que mais chama a atenção dos empreendedores da região é o de Serviços (45,97%), Comércio (31,64%) e Indústria (16,40%). Mais de 29,36% dessas empresas de micro e pequeno porte estão concentradas em Volta Redonda; 20,72% em Barra Mansa e 16,16% em Resende.

A gerente de Comunicação do Sebrae Rio, Débora Finamore destaca a importância do pequeno negócio. “São empreendedores que geram economia e empregos para a região. E que sofreram muito com a pandemia, divulgar e fomentar esses trabalhos é fazer com que o poder público se atente para esses empresários e colabore também para o crescimento deles”, destaca.

De acordo com os dados apresentados, o setor de Saúde é um dos que mais vem crescendo na região e tem sido assistido pelo Sebrae Rio. Em 2019, o setor gerava mais de 4,7 mil empregos e esse número praticamente dobrou: atualmente, são mais de 8,2 mil empregos gerados. A região possui mais de 3,2 mil empresas do setor, sendo 60% delas microempresas, 17% MEI e 10% deste grupo equivalem a Empresas de Pequeno Porte.

Já a coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba, Paola Tenchini, em relação à atividade médica restrita a consultas, são 19,44% dos negócios e esse é o principal público atendido pelos projetos do Sebrae na região para a atividade. “E esse é nosso principal foco nos projetos. Trabalhamos o encadeamento produtivo junto à Unimed Volta Redonda, com o objetivo de aprimorar a gestão de 20 empresas cooperadas e aumentar a competitividade, e temos também o Programa de Desenvolvimento para médicos, que oferece adequação da metodologia para pessoa física, avaliando as principais dores e a dinâmica dos consultórios”.


Escritório Regional no Médio Paraíba

Para apoiar os pequenos negócios dos mais outros diversos segmentos, o Sebrae Rio oferece, por meio do Escritório Regional no Médio Paraíba, um leque de opções aos empresários, a maioria com diagnóstico e visitas gratuitas ao empreendimento. “Ainda oferecemos diversos subsídios do Sebrae. Atuamos em todos os setores da nossa região, temos projetos para todas as cidades que atendemos. Nosso objetivo é estarmos próximos e apoiarmos os pequenos negócios, que possuem considerável influência para a economia, não apenas local, mas de todo o Estado do Rio”, comenta Paola.

Na região Sul Fluminense o Sebrae Rio oferece diversas capacitações e consultorias que orientam o empreendedor e dão sustentabilidade ao negócio, tais como Gestão Financeira, Imersão em Marketing e Empretec, programa de empreendedorismo com metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo Sebrae é a única instituição do país licenciada para a sua aplicação.

As ações focadas em Políticas Públicas também fazem parte da rotina da instituição. “Apoiamos a implantação da LGPD em Rio Claro e Valença, além de Consultoria para a desburocratização e arrecadação no município de Rio Claro. “Em parceria com a prefeitura de Porto Real, realizamos consultoria para o projeto Quiosques do Sabor, que gera novos negócios, emprego e renda aos cidadãos. Em Volta Redonda, realizamos em conjunto com a prefeitura, o projeto Cidades Empreendedoras. Ao trabalhar as Políticas Públicas nos municípios que temos atuação, trabalhamos diretamente para o fortalecimento dos pequenos negócios”, garante Paola, acrescentando que o Sebrae apoia também as Salas do Empreendedor dos municípios, com capacitação das equipes e sessão do sistema de atendimento.

A instituição é, ainda, parceira da Agência de Desenvolvimento Regional Lider Vale, que nasceu do programa Lider e, atualmente, conta com diversos projetos focados em potencializar a região até 2030, além de apoiar ações de fomento da inovação, mobilidade e educação.

Apoiar os projetos locais voltados ao desenvolvimento econômico dos pequenos empreendimentos também faz parte do DNA do Sebrae. “Aqui no Médio Paraíba temos muitos projetos locais altamente interessantes e que geram lucratividade e networking para os empreendedores, por exemplo, o Festiva de Cinema de Vassouras, Delícias do Vale do Café, Festival Volta de Boteco, em Volta Redonda, entre outros”, conclui a coordenadora.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos