VASSOURAS
A Praça Eufrásia Teixeira Leite, em Vassouras, recebe nesta sexta-feira, 27, intervenções artísticas e culturais na programação do Urban Hacking, evento inédito na cidade realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ). O evento, intitulado, “Nossa Cidade, Nossa História, Meu Orgulho”, faz parte das ações do Projeto Destino Turísticos Inteligentes (DTI), lançado pela instituição na região no ano passado. As atividades seguem até as 18 horas.
O prefeito de Vassouras, Severino Ananias, abriu o evento dando as boas vindas aos moradores e visitantes e agradecendo aos parceiros pela realização do Urban Hacking. O evento é uma ação de sustentabilidade dos destinos turísticos que tem como objetivo interagir e integrar a comunidade local nas atividades turísticas da cidade em parceria com o comércio local, o poder público e outros parceiros do trade turístico, como explicou a analista do Sebrae, Leda Barreto.
O Urban Hacking em Vassouras é o quarto realizado pelo Sebrae no estado, e o primeiro da região. Já aconteceram eventos nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região Serrana do Rio. A gestora estadual de Turismo do Sebrae, Marisa Freitas Cardoso, destacou a importância do evento, que faz parte de um projeto maior, o DTI. “Este projeto valoriza a cultura e história locais, com foco na cidadania, o turismo de experiência, a representatividade da governança, deixando legados na cidade em tecnologia e utilização do espaço público”, explicou.
DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES
Segundo o Sebrae, o projeto Destinos Turísticos Inteligentes é realizado em diversas regiões do estado. A proposta é oferecer ao visitante a melhor experiência turística, promovendo a interação do turista com o destino, por meio do fortalecimento da sustentabilidade, governança, tecnologia e turismo de experiência.
Iniciado em 2017, o projeto é desenvolvido em etapas com a promoção de oficinas de capacitação e de gestão e workshops, a fim de capacitar os participantes para que possam oferecer estruturas turísticas diferenciadas e assim facilitar a interação e a integração do visitante antes, durante e depois da viagem. O DTI também prevê ações de mercado em parceria com empresas e rede hoteleira para a oferta de produtos e roteiros para o público final.