VOLTA REDONDA
A Câmara de Volta Redonda sediou na tarde desta segunda-feira, uma audiência pública que discutiu: “A Prevenção e Promoção da Saúde Mental da Pessoa Idosa”. O evento foi promovido pelo deputado estadual Munir Neto (PSD), que é presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj, em parceria com o vereador Ednilson Vampirinho (MDB). Segundo ele, está ampliando o debate sobre temas ligados à comissão nos municípios.
Segundo Munir, os cuidados com a saúde mental devem ser uma prioridade em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. “O envelhecimento deve ser vivenciado com autonomia, reconhecimento de direitos, segurança, dignidade, bem-estar e saúde. Nosso objetivo é debater e propor ações para conscientização, prevenção e tratamento dos transtornos mentais que afetam nossos idosos, pois cuidar da saúde mental contribui para um processo de envelhecimento mais natural e saudável possível”, afirmou o deputado.
O evento contou com palestras de José Roberto Barroso Arantes, médico geriatra, Dina Frutuoso, presidente da Comissão da Pessoa Idosa da Associação Nacional e Internacional de Imprensa, e Rose Vilela, secretária municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda.
Também participaram vereadores de Volta Redonda, como Jorginho Fuede, Vander Temponi, Cacau da Padaria e Fábio Buchecha. Além disso, vereadores de outras cidades, como Alexandro Sena de Piraí, Kátia Miki de Barra do Piraí, Manoelzinho de Vassouras, Fabrício da Mudança de Itatiaia e Coleiro de Rio das Flores, contribuíram com os debates.
A audiência contou ainda com a presença da vice-prefeita de Pinheiral, Sediene Maia, e dos secretários do governo de Volta Redonda, Carla Duarte e Coronel Luiz Henrique, além de Geraldo Vida, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa da Cidade.
“Espero que essa audiência pública possa agregar e trazer reflexão sobre um envelhecimento satisfatório otimizado pela pessoa idosa, família e sociedade. Queremos que nossa melhor idade tenha um envelhecimento ativo e saudável, como deve ser”, concluiu o vereador Vampirinho que é presidente da Comissão da Pessoa Idosa da Câmara Municipal.