BARRA MANSA
Nessa semana foi divulgado um ranking que apontou que a saúde de Barra Mansa subiu da quinta para a terceira posição entre as 92 prefeituras do Estado avaliadas pelo Previne Brasil. Os dados são referentes a atenção primária e apontam a cidade na primeira colocação em entre os municípios do Médio Paraíba.
O prefeito Rodrigo Drable lembrou que a cidade em 2017 tinha todas as unidades de saúde fechadas, incluindo duas Unidades do Pronto Atendimento (UPA) e o pronto socorro da Santa Casa com atendimento apenas em emergência. “Nós tínhamos os piores índices do Estado e este resultado que alcançamos nós devemos ao empenho das equipes, tanto estadual quanto municipal. Eu destaco o trabalho realizado pelos médicos, a enfermagem, os motoristas de ambulâncias, enfim, todos que se empenham para podermos entregar qualidade nos serviços. Faço um agradecimento especial à secretária estadual, Claudia Mello, ao doutor Luizinho e à subsecretaria Raquel, que nos permitem executar e desenvolver projetos que nos dão suporte para que tantas vidas sejam salvas”, disse o prefeito.
Criado em 2019 pelo governo federal, o programa Previne Brasil tem o objetivo de reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS); além de promover a democratização e transparência da gestão, por meio da divulgação das metas e resultados alcançados. “Barra Mansa atingiu a nota de 9.35 no Indicador Sintético Final (ISF) e alcançar esta posição no ranking é uma conquista coletiva que se reflete no comprometimento, dedicação, empenho e competência dos profissionais de saúde e da gestão municipal para proporcionar saúde e qualidade de vida a todos os munícipes”, comemorou o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes.