Leitura: 2 minutos e 12 segundos
+
Quinta-feira passada, São Januário quase se afogou na água santa. Um gol de empate nos acréscimos do segundo tempo e a precisão do Léo Jardim na defesa dos pênaltis, evitaram que a grama do estádio do Vasco se transformasse em um pântano, encharcado pelas lágrimas dos incrédulos torcedores assistindo ao Vasco, depois de fazer 2 a 0 nos primeiros 15 minutos de jogo, ver o adversário virar para 3 a 2.
+
Sem ser profano, além de São Januário, padroeiro do Vasco da Gama, cada um dos semifinalistas da Taça Guanabara tem seu santo padroeiro. Hoje, por exemplo, torcedores do Fluminense e do Flamengo e, amanhã, torcedores do Vasco e do Nova Iguaçu, estarão ungidos na fé de que seus times serão protegidos.
+
Embora na sede das Laranjeiras exista um monumento para Nossa Senhora da Gloria, as orações estarão divididas. Em 2009 o Fluminense estava para ser rebaixado quando os torcedores, lembrando que o Papa João Paulo II ganhou uma camisa do Fluminense quando esteve no Brasil, passaram a pedir sua bênção. Eis que o Fluminense não foi rebaixado e se tornou campeão brasileiro em 2010.
+
São Judas Tadeu se tornou padroeiro do Flamengo, que não vencia o campeonato carioca desde 1944, por motivo semelhante. “O santo foi apontado como responsável pelo tricampeonato estadual de 1953, 1954 e 1955, após o pároco da Igreja de São Judas Tadeu ir até a Gávea, sede do clube, rezar uma Missa, pedindo fé aos jogadores para que fossem até a Igreja e acendessem uma vela ao santo.”
+
No caso do Vasco, porque em seu time jogavam negros e porque não possuía estádio, o Vasco lutou com bravura, construiu o maior estádio e o maior time de futebol do Brasil à época. Da hostilidade ao respeito e admiração, assim também foi com São Januário. Por ser cristão, nos anos 304, ele foi jogado aos leões. Entretanto, ao se aproximarem de São Januário, os animais ficaram dóceis e passaram a lamber os pés do Santo.
+
No caso do Nova Iguaçu, a fé dos torcedores é plena de oração para que o padroeiro Santo Antônio de Jacutinga, conhecido apenas com o prenome Santo Antônio, e famoso por ser um santo casamenteiro, comungue a união perfeita do time orgulho da baixada com uma campanha que iguale seu feito aos do Americano e do Volta Redonda.
+
Que assim seja!