+
+
+
Tempo de leitura: 3 minutos e 49 segundos
+
Um dirigente do Volta Redonda FC cancelou a participação de Flávio Fubá no quadro móvel de trabalho dos jogos na cidade do Aço porque ele vinha fornecendo os borderôs financeiros dos jogos do Volta Redonda. O Flávio Cautieiro Horta Jardim, de cuja amizade compartilho faz mais de 50 anos, é um destemido voluntário que assumiu corajosamente a presidência do clube quando muitos se esquivaram da missão.
+
Como conheço a fidelidade do trintenário amigo Fubá com o Volta Redonda, estou certo de que ele jamais teria qualquer atitude que prejudicasse o clube. Na última reforma do Estádio Raulino de Oliveira, conseguiu a tinta e, em mutirão com torcedores também fieis, pintaram os vestiários. O Fubá banca a bandinha que anima os jogos do Voltaço e até ganhou o apelido de “Bandinha do Fubá”.
+
Nesta Série B em que o Volta Redonda vem atravessando sérias dificuldades, o Fubá pediu autorização à Comissão Técnica para dar uma palavra de incentivo aos jogadores. As palavras da sua palestra, relatando o amor e dedicação que o clube merece, foram tão sinceras que comoveram o grupo e muitos atletas chegaram a chorar emocionados.
+
Certa vez, José Aldo Pereira foi escalado por seu amigo pessoal Constantino Magalhães, presidente da Comissão de Arbitragem e ex-presidente do Campo Grande, para apitar, na cidade do Aço, Volta Redonda x Campo Grande. Fubá suspeitou de uma armação, ficou na entrada do vestiário dos árbitros e recebeu José Aldo com afagos dolorosos, advertindo: “Não venha roubar aqui!” O Voltaço ganhou de um a zero e José Aldo deu um show de arbitragem.
+
Em tempos de vacas magras, e não foram poucas. Fubá promoveu pagodes e festival de chope para arrecadar o dinheiro que o clube precisava e não tinha para contratar jogadores. Para alimentar os atletas, ele até conseguiu comida na cozinha-refeitório da CSN.
+
Desde 1980, o presidente Flávio Cautieiro Horta Jardim vive sua paixão atuando na diretoria do Volta Redonda e, a partir de 2014, como seu presidente. Em todos esses anos fez parte de épicas jornadas de campeão estadual e nacional. A última delas, a de campeão brasileiro da Série C. Hoje, o Volta Redonda, é o clube mais importante do interior do Estado e o primeiro depois de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama.
+
Flávio Cautieiro Horta Jardim e Flávio Braga Fubá, cada um com suas ferramentas, continuam fazendo muito pelo Volta Redonda FC e merecem respeito, admiração e gratidão. O que se espera é que, na horta do jardim que perfuma o amor pelo Voltaço, não sejam cultivados pepinos indigestos nem se transforme todo o milho em pipoca, esquecendo a importância do Fubá.
Curiosidades do Esporte
Campeão do Módulo Intermediário em 1995, o Barra Mansa FC teria direito de disputar o Campeonato Carioca do ano seguinte. Mas ele e o Bayer FC, vice-campeão, foram garfados pela própria Ferj, à época presidida por Eduardo Viana.