Antes amadoras, agora 90% das ligas de futebol feminino possuem uma estratégia mais profissional. Efetivamente documentadas, seu crescimento foi de 11% em comparação com os 79% em 2021. Também o número de ligas com seu nome patrocinado cresceu. Em 2022, 77% das ligas estão com seu nome patrocinado, 11% a mais que em 2021.
+
No futebol capitalista da modernidade, onde os clubes cobiçam com mais entusiasmo os valores que as emissoras de televisão pagam para transmitir seus jogos do que, em muitos casos, a presença dos seus torcedores nos estádios, essa particularidade agora usa rouge e batom.
+
Ainda sem os dados deste ano, no ano passado dez ligas receberam receita de transmissão. Em 2020, foram nove. Como todas as ligas que receberam receita de transmissão possuem um sistema de licenciamento de clubes, por analogia se observa que os clubes com estratégia de futebol feminino também tendem a ter melhor desempenho dentro e fora de campo.
+
Dentro de campo, por exemplo, 78% dos clubes campeões da liga nas últimas três temporadas tinham uma estratégia escrita, documentada, organizada, contra 65% que não tinham. Na questão do dinheiro, não se fala de pouca coisa, confirmando a tendencia capitalista também no futebol feminino.
+
Em 2022, aumentando suas receitas anteriores, 7% de todos os clubes geraram mais de US$ 1 milhão em dias de jogos, transmissões, comerciais e prêmios em dinheiro, enquanto os clubes registraram um crescimento de receita comercial de 33%. Neste bolo de tempero feminino, ingrediente indispensável é o marketing
+
Os clubes que gastaram mais de 500 mil reais em marketing geraram receita média de negócios duas vezes maior do que aqueles clubes que desprezaram especiaria. Mesmo sem um fôrno de boa qualidade, o Marketing dá paladar ao bolo, permitindo saborosas e generosas fatias.
+
Que o digam os estrategistas daqueles clubes que no futebol profissional feminino atingiram, nas transferências internacionais, o recorde de 2,1 milhões de dólares em 2021, um aumento de 73% em relação a 2020. Esses números atraentes, em suas várias avaliações, estão disponíveis.
+
Eles foram colhidos pela diretoria da divisão de Futebol Feminino da Fifa. E vão influenciar as gestões dos clubes brasileiros mais rapidamente do que se espera. Lembro que há muitos anos, a partida principal do futebol masculino era precedida pelo duelo dos aspirantes dos mesmos times. Essas preliminares já não existem mais. Mas voltarão breve, duelando, como aperitivo, as equipes de futebol feminino dos mesmo litigantes principais.