Foto: Divulgação/Fifa
Embora o time se chame Clube Esportivo e Educacional, descontente porque seu irmão foi expulso durante partida no interior de Minas Gerais, pelas costas, o atleta Bruno deu uma “voadora” no rosto do árbitro. No interior do Rio Grande do Sul, também no ano passado, outro jogador agrediu o árbitro com um chute na cabeça. Em Portugal, o jogo entre Salgueiros e Marítimo B, não terminou. O árbitro suspendeu a partida por falta de segurança depois de levar uma cabeçada do jogador que havia acabado de ser expulso.
+
Escolhi os três primeiros casos que a pesquisa no Google me revelou ao pesquisar sobre agressões no futebol, mas os relatos são numerosos e de diferentes formas. Agressão entre jogadores/jogador em árbitro/torcedor em jogador/torcidas versus torcidas. O conflito é mano-a-mano, mas no caso das torcidas organizadas a presença de objetos contundentes, arma branca, arma de fogo, fogos de artificio é impressionante. A recente tocaia e agressão de torcedores do Palmeiras ao ônibus de torcedores do Corinthians, onde estavam também crianças, é apavorante.
+
Na partida do final de semana, o ríspido jogo entre os jogadores do Botafogo 0 x 1 Flamengo foi esquentando o caldeirão e estivemos próximos de uma dessas cenas deploráveis. Reclamações, expulsões, torcedor invadindo o campo e sendo detido com dificuldade pelos seguranças. Como apoteose, pouco antes da partida terminar, policiais entraram no campo e, sem saber o que fazer, saíram como entraram: desnorteados.
+
Vida que segue, esta noite no Maracanã, o Flamengo enfrenta o Independiente Del Valle. Será a final no jogo 2 de 2 da Recopa Sul-americana. Na semana passada, na altitude de Quito, o Independiente venceu por um a zero. Agora, ao nível do mar, o Flamengo pode ter uma desforra tranquilizante. Por sua vez, depois de amanhã, em Aracajú, o Botafogo estreia na Copa do Brasil deste ano enfrentando o Sergipe.
+
O Volta Redonda está bem na temporada 2023. Além das goleadas de 4 a 0 no Bangu e 5 a 1 no Resende, liquidou duas raposas felpudas do futebol do Rio com vitórias sobre o Vasco da Gama 2 a 1 e o Fluminense 1 a 0. Com 18 gols marcados, divide com o Flamengo o melhor ataque do Rio. Seu jogador Lelé já marcou 9 vezes e é o artilheiro isolado do campeonato, destronando figurinhas carimbadas como Germán Cano, Pedro e Gabigol. Se mantiver o desempenho diante do Madureira no próximo sábado/4, em Conselheiro Galvão, e sobre o Boa Vista, dia 8 ou 12 em Saquarema, vai disputar a semifinal da Taça Guanabara.
+
Richarlison pela seleção brasileira e Payet pelo Lympique de Marselha fizeram gols lindos, mas o gol escolhido como o mais bonito no The Best da Fifa foi o de Marcin Olesky, jogador da seleção da Polônia de amputados. Querido pelos colegas, Olesky e seus colegas estiveram na Copa do Mundo de Amputados de 2022 quando foram derrotados nas oitavas de final pela Seleção do Brasil. O gol indicado para premiação foi marcado pelo Marcin na partida Warta Poznan x Stal Rzeszow.