+
Tempo de leitura: 2 minutos e 44 segundos
+
Quem será o novo técnico da seleção brasileira? Em uma enquete recente, Jorge Jesus, Abel Ferreira e Carlos Ancelotti aparecem entre os mais preferidos, onde também está o brasileiro Renato Gaúcho. Não sou a favor da contratação de um técnico estrangeiro para dirigir a seleção nacional brasileira. Uma seleção nacional representa a essência de uma nacionalidade.
+
Diz bem o jurista Luís Felipe Assunção de Oliveira Santos: “- nacionalidade é o vínculo jurídico-político… que faz da pessoa um dos elementos componentes da dimensão pessoal do Estado… A nacionalidade esportiva poderia… ser compreendida como o estatuto jurídico que vincula uma pessoa (o esportista) a uma associação representativa de uma nação esportiva.”
+
“…se faz necessário demonstrar a importância da valoração da nacionalidade esportiva como fator catalizante da identidade nacional… o vínculo existente entre os esportes e nação é muito intenso… O número de nações esportivas reconhecidas por algumas entidades esportivas internacionais é maior que o número de Estados membros da ONU.”
+
No futebol, o Athletic Club, de Bilbao na Espanha, só contrata jogadores nascidos no País Basco, descentes diretos ou que tiveram sua formação em categorias de base de times da região. Exageros à parte, preservar a brasilidade significa valorizar e manter a identidade cultural brasileira. A brasilidade é um sentimento de orgulho nacional e pertencimento.
+
A Seleção Brasileira de Futebol tem estado mal. Por que? De quem é a culpa? Dos técnicos que passaram por ela nos últimos tempos? Ou dos jogadores? Ou de influenciadores/empresários? Afinal, cada vez mais se percebe o chamamento de jogadores de limitada qualidade, para fazer parte do elenco convocado para atuar em amistosos e jogos oficiais.
+
Sou a favor de um técnico brasileiro, mantendo nossa identidade cultural. Um técnico que seja forte para não ceder às pressões absurdas na hora de convocar os jogadores. Um técnico que ganhe bem. Afinal a CBF pode pagar bem. Paga 386 mil reais mensais para seu presidente e dá o agrado mensal de 100 mil reais para cada presidente de Federação.
Curiosidades do Esporte
Única seleção nacional a participar de todas as edições da Copa do Mundo, a Seleção brasileira estreou no mundial de 1930 no Uruguai. Seu adversário nem existe mais. Foi a Iugoslávia e perdemos por 2 a 1.