O que aconteceu em Recife foi uma sucessão de erros. Errou o jogador do Vasco ao comemorar o gol que marcou, diante da torcida do Sport. Errou a diretoria do Sport, dona do estádio pela omissão de ação como mandante do jogo. Errou a CBF. O único que acertou foi o árbitro Raphael Claus. Aguardou quase uma hora, esperando condições mais apropriadas, para encerrar a partida, já nos minutos finais, por falta da segurança necessária para o retorno do jogo.
+
Raniel, autor do gol de empate do Vasco aos 45 minutos do segundo tempo, fez mal ao comemorar sua façanha diante da torcida do Sport. Deveria ter feito a comemoração diante da torcida do seu time. Ex atleta do Santa Cruz, também de Recife, abusou dos gestos irônicos em momento de emoção geral a flor da pele.
+
A facilidade com que o torcedor, com uma pancada do pé, derrubou o frágil cadeado do portão de acesso ao campo de jogo, abrindo caminho para uma avalanche de torcedores invadirem o gramado, mostrou claramente o descuido do Sport com a segurança do estádio. Segurança que contava, até aquele momento, com apenas meia dúzia de policiais militares.
+
Gestora do futebol brasileiro, a CBF errou e tem errado seguidamente, nos episódios dos conflitos de torcedores e de torcidas organizadas, dentro e especialmente fora dos estádios. No final de semana que passou foram três acontecimentos lamentáveis: Corinthians x Goiás, jogo que programado não aconteceu; Fortaleza x Cuiaba e Sport x Vasco da Gama, graves confusões dentro do estádio.
+
Amanhã à noite se conhece o campeão da Copa do Brasil 2022. Flamengo x Corinthians estão empatados, como tricampeões na conquista do trofeu. O Flamengo venceu em 1990, 2006 e 2013. O Corinthians levou a taça nos anos de 1995, 2002 e 2009. Como a partida decisiva será no Maracanã, teoricamente a turma do Dorival leva vantagem uma vez que, em São Paulo, houve empate.
+
Mas a turma do Vitor Pereira está doida para ir à forra, depois das duas derrotas sofridas para o rival nas quartas de final da Copa Libertadores. Como se recorda, em Itaquera, Flamengo 2 a 0, gols de Arrascaeta e Gabigol. No Maracanã, Flamengo 1 a 0, gol de Pedro. No duelo direto, o Corinthians tem a vitória de 1 a 0 no turno do brasileirão. Assim mesmo com gol contra do Rodinei.
+
Famoso pela dança de cadeiras que o torneio provoca, dois treinadores estão superando esse estigma do Campeonato Brasileiro: o técnico do Bragantino – Maurício Barbieri – há 25 meses dirigindo o Red Bull Bragantino e Abel Ferreira. O português é técnico do Palmeiras a 24 meses. E já renovou contrato até 2024.
+