+
Tempo de leitura: 3 minutos e 25 segundos
+
+
Hoje a Fifa anuncia quem são os melhores do ano no planeta futebol. São 73 candidatos. 11 concorrem ao prêmio de melhor jogador e 16 ao de melhor jogadora. Para melhor goleiro, são 7 no masculino e 5 no feminino. Melhor técnico, são 5 no masculino e 8 no feminino. Para o gol mais bonito, 11 pleiteiam a fama no futebol masculino e 11 no feminino.
+
De onde vieram os escolhidos para concorrer na categoria de melhor jogador do ano? Em quais clubes eles atuaram na temporada de 2024? A resposta vem com uma goleada do futebol espanhol. Dos onze, um veio do futebol norte-americano, um do futebol alemão, dois do futebol inglês e sete do futebol espanhol. E aí vem outra goleada. Um joga no Barcelona e 6 jogam no Real Madrid.
+
Três brasileiros concorrem em categorias diferentes das premiações. Arthur Elias/Corinthians, concorre ao prêmio de melhor técnico do futebol feminino. O Vinicius Jr concorre a melhor jogador do mundo e a campeoníssima Marta, ao gol mais bonito. Aquele gol, marcado em junho no amistoso Brasil 4 x 1 Jamaica, é o cartão de visita da Marta.
+
Diz o provérbio mineiro que “eleição e mineração, só depois da apuração”, mas arrisco o palpite sobre Vini Jr. Acho que ele será escolhido como o melhor jogador do ano, embora seu adversário mais forte mais uma vez seja Rodri, do Manchester City, vencedor na Bola de Ouro, da France Football. Minha crença está na forma da votação.
+
A escolha de melhor jogador do mundo de 2024, na eleição promovida pela Fifa, foi feita a partir de um formato mais democrático, amplo e abrangente. Não apenas o público teve direito ao voto, mas, ao sufrágio, foram somados os votos de jogadores, treinadores e capitães escolhidos pela entidade máxima do futebol mundial.
+
Mano Menezes continuará sendo o treinador do Fluminense na temporada do próximo ano. Como atleta, Felipe Melo está fora dos planos. Mas até pode pintar outra função. O técnico Artur Jorge tem contrato com o Botafogo até o fim de 2025, mas anda falando abertamente sobre propostas que tem recebido do futebol europeu e do asiático.
+
O Vasco deu um salto no ranking da Confederação Brasileira de Futebol. Da 22ª posição pulou para a 15ª colocação. Com isso vai voltar às competições nacionais de base. Quando Luiz Eduardo Baptista, novo presidente do Flamengo, disse que o atacante Róger Guedes, do Al-Rayyan, é o nome preferido dele, o técnico Filipe Luís torceu o nariz.