+
Tempo de leitura: 3 minutos e 48 segundos
+
O Mundial de Clubes 2025 foi uma competição muito bem organizada nas solenidades e nos jogos disputados. No seu lado patriótico mostrou claramente a diferença do Mundial de Clubes em relação ao Mundial das Seleções. Na partida decisiva do MC2025 jogadores de várias nacionalidades atuaram no Chelsea e no PSG. Na festa após a decisão, eles sentiam orgulho dos seus países de origem, fazendo questão de assim serem identificados.
+
O Brasileiro João Pedro, campeão mundial pelo Chelsea, recebeu sua medalha com a bandeira brasileira enrolada no corpo. O goleiro Robert com a bandeira da Espanha e o volante Enzo com a bandeira da Argentina. Havia outras bandeiras em outros jogadores também. Atitudes bonitas e perfeitas que ressaltavam a importância do seu país de origem em um clube de futebol.
+
Um Clube pode ter uma constituição de jogadores e outros colaboradores de diferentes nacionalidades. É normal! É habitual! Em uma Seleção nacional, não! Seleção Nacional é a reunião, da mesma nacionalidade, dos melhores de um país. É por isso que me entristece ver a insensibilidade patriótica da CBF contratando um estrangeiro para ser o técnico da nossa Seleção Nacional.
+
O MC2025 mostrou a importância dos clubes e dos jogadores brasileiros no cenário mundial. Os quatro clubes do nosso país foram todos eles classificados para a fase do mata-mata. O Campeão Mundial Chelsea venceu todos os jogos, exceto o Flamengo. A turma inglesa perdeu para o nosso carioca Flamengo por três tempos a um.
+
O Paris Saint Germain, vice-campeão mundial, ainda transpirando seus êxitos nas Ligas da Europa, perdeu apenas dois jogos; o da decisão contra o Chelsea e, na fase de grupos, perdeu para o carioca Botafogo por um a zero. O Botafogo, aliás, só não avançou para as quartas de final porque o Palmeiras venceu o duelo entre os dois brasileiros. O Fluminense, por sua vez, somente parou na semifinal para o campeão mundial.
+
A Seleção do Mundial de Clubes incluiu dois brasileiros e um colombiano que atua no Brasil: GOL: Yassine Bono – Al-Hilal, LD: Achraf Hakimi – PSG, ZAGs: Marquinhos – PSG e Thiago Silva – Fluminense, LE: Marc Cucurella – Chelsea; MCs: L: Vitinha – PSG, Enzo Fernández – Chelsea, Pedro Neto – Chelsea e Cole Palmer – Chelsea; ATCs: Jhon Arias – Fluminense e Gonzalo García – Real Madrid.
Curiosidades do Esporte
O Chelsea está entre os clubes de futebol com maior apoio do mundo. Tem a sexta maior média de público da história do futebol inglês e atrai regularmente mais de 40.000 fãs para assistir aos seus jogos.


