BARRA MANSA
Os saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras já estão liberados. Familiares, testamentários e representantes legais de pessoas falecidas podem resgatar os valores. A consulta é feita site Valores a Receber do Banco Central (BC). Há mais de R$ 6 bilhões para serem devolvidos.
Antes mesmo da abertura, a fila para saques do dinheiro esquecido já passava das 280 mil pessoas e estimam duas horas de espera para acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. Em determinada altura, o BC chega a sugerir que o usuário volte mais tarde para tentar o acesso.
De acordo com o economista e professor da Estácio, Eduardo Amendola, o resgate de valores esquecidos no sistema bancário deve ser visto como uma fonte de recurso não recorrente. “Assim quem tiver dinheiro a sacar deveria utilizar o valor para melhorar a situação patrimonial, ou seja, priorizar o pagamento de dívidas ou realizar investimentos. O momento é propício para realizar investimentos em renda fixa com um retorno bem atrativo (em torno de 13% ao ano). Como os juros básicos estão elevados então os empréstimos e financiamentos também são negociados em altas taxas, utilizar esse valor para amortizar o valor principal da dívida também é um excelente negócio’, explica o professor.
A assistente social Ariane Furtado é uma dessas pessoas que tem saldo a receber. “Fiquei na fila virtual por aproximadamente uma hora e o sistema caiu. Reiniciei o processo e foi mais uma hora aguardando e para minha grata surpresa, tenho R$ 50 para receber, até que compensou ‘esperar’ durante todo esse tempo.
Confira o passo a passo para resgatar o dinheiro
Antes do passo a passo, é importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.
Caso não tenha uma chave cadastrada, você precisará entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
1 – Não custa reforçar: a primeira etapa é saber se você tem valores a receber.
Isso é feito pela página www.valoresareceber.bcb.gov.br. O BC ressalta que este é o único site disponibilizado para consulta.
2 – Após clicar no botão da imagem acima, você será encaminhado para consulta pública. Nessa etapa, é preciso preencher os campos com CPF e data de nascimento.
No caso de empresas, a busca é feita pelo CNPJ e data de abertura do negócio.
Caso tenha valores a receber, a tela irá indicar o terceiro passo.
Em caso contrário, o sistema irá sugerir uma nova consulta em outro momento, após possíveis atualizações de dados encaminhados por instituições ao BC.
3 – Confirmado que há dinheiro a resgatar, você será encaminhado para uma nova página do SVR. De acordo com o BC, esse sistema é semelhante à compra de ingressos. Ou seja, se houver acessos simultâneos acima da capacidade, você ficará em uma sala de espera virtual aguardando sua vez.
4 – Na sequência, é preciso fazer login com a conta gov.br. Não tem? Saiba criar uma. A criação da conta gov.br é gratuita. O cadastro pode ser feito pelos seguintes caminhos:
Site Acesso (https://sso.acesso.gov.br)
App gov.br (link iOS ou link Android)
Conta gov.br é necessária para resgate de ‘dinheiro esquecido’. — Foto: Reprodução/Banco Central
5 – Nessa etapa, você será encaminhado para o valor a receber, seja pessoa física ou jurídica.
Página também leva à consulta de pessoas falecidas.
6 – Você precisará aceitar o Termo de Ciência para prosseguir no sistema.
É preciso selecionar o quadradinho abaixo e clicar em “confirmar”.
7 – A tela seguinte trará as seguintes informações: Montante a receber; nome e dados da instituição que deve devolver o valor; origem (tipo) do valor a receber; informações adicionais, quando for o caso. Nessa página, também será possível acessar os dados e solicitar diretamente a devolução para a instituição financeira.
8 – A última etapa é o pedido de devolução dos valores.
Clique no botão “solicitar por aqui” e siga as orientações indicadas. Em seguida, selecione uma das suas chaves PIX e, caso deseje, informe seus dados pessoais. Nesse caso, a instituição devolverá o valor via PIX em até 12 dias úteis após a solicitação.
O botão ‘solicitar por aqui’ só irá aparecer, no entanto, caso a instituição na qual você tem dinheiro esquecido tenha firmado um termo de adesão com o Banco Central. Do contrário, o resgate não será feito diretamente pelo sistema do BC. O sistema irá apenas informar o valor a receber e em qual instituição está aquele recurso. Aparecerá, nesse caso, uma mensagem informando contatos oficiais (e-mail e telefone) para que você entre em contato diretamente com a instituição e combine a forma de devolução.