>
728x90 vacina (1)

Saques de dinheiro esquecido já estão liberados no sistema bancário

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

Os saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras já estão liberados. Familiares, testamentários e representantes legais de pessoas falecidas podem resgatar os valores. A consulta é feita site Valores a Receber do Banco Central (BC). Há mais de R$ 6 bilhões para serem devolvidos.

Antes mesmo da abertura, a fila para saques do dinheiro esquecido já passava  das 280 mil pessoas e estimam duas horas de espera para acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. Em determinada altura, o BC chega a sugerir que o usuário volte mais tarde para tentar o acesso.

De acordo com o economista e professor da Estácio, Eduardo Amendola, o  resgate de valores esquecidos no sistema bancário deve ser visto como uma fonte de recurso não recorrente. “Assim quem tiver dinheiro a sacar deveria utilizar o valor para melhorar a situação patrimonial, ou seja, priorizar o pagamento de dívidas ou realizar investimentos. O momento é propício para realizar investimentos em renda fixa com um retorno bem atrativo (em torno de 13% ao ano). Como os juros básicos estão elevados então os empréstimos e financiamentos também são negociados em altas taxas, utilizar esse valor para amortizar o valor principal da dívida também é um excelente negócio’, explica o professor.

A assistente social Ariane Furtado é uma dessas pessoas que tem saldo a receber. “Fiquei na fila virtual por aproximadamente uma hora e o sistema caiu.  Reiniciei o processo e foi mais uma hora aguardando e para minha grata surpresa, tenho R$ 50 para receber, até que compensou ‘esperar’ durante todo esse tempo.

Confira o passo a passo para resgatar o dinheiro

Antes do passo a passo, é importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.

Caso não tenha uma chave cadastrada, você precisará entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.

1 – Não custa reforçar: a primeira etapa é saber se você tem valores a receber.

Isso é feito pela página www.valoresareceber.bcb.gov.br. O BC ressalta que este é o único site disponibilizado para consulta.

2 – Após clicar no botão da imagem acima, você será encaminhado para consulta pública. Nessa etapa, é preciso preencher os campos com CPF e data de nascimento.

No caso de empresas, a busca é feita pelo CNPJ e data de abertura do negócio.

Caso tenha valores a receber, a tela irá indicar o terceiro passo.

Em caso contrário, o sistema irá sugerir uma nova consulta em outro momento, após possíveis atualizações de dados encaminhados por instituições ao BC.


3 – Confirmado que há dinheiro a resgatar, você será encaminhado para uma nova página do SVR. De acordo com o BC, esse sistema é semelhante à compra de ingressos. Ou seja, se houver acessos simultâneos acima da capacidade, você ficará em uma sala de espera virtual aguardando sua vez.

4 – Na sequência, é preciso fazer login com a conta gov.br. Não tem? Saiba criar uma. A criação da conta gov.br é gratuita. O cadastro pode ser feito pelos seguintes caminhos:

Site Acesso (https://sso.acesso.gov.br)

App gov.br (link iOS ou link Android)

Conta gov.br é necessária para resgate de ‘dinheiro esquecido’. — Foto: Reprodução/Banco Central

5 – Nessa etapa, você será encaminhado para o valor a receber, seja pessoa física ou jurídica.

Página também leva à consulta de pessoas falecidas.

6 – Você precisará aceitar o Termo de Ciência para prosseguir no sistema.

É preciso selecionar o quadradinho abaixo e clicar em “confirmar”.

7 – A tela seguinte trará as seguintes informações: Montante a receber; nome e dados da instituição que deve devolver o valor; origem (tipo) do valor a receber; informações adicionais, quando for o caso. Nessa página, também será possível acessar os dados e solicitar diretamente a devolução para a instituição financeira.

8 – A última etapa é o pedido de devolução dos valores.

Clique no botão “solicitar por aqui” e siga as orientações indicadas. Em seguida, selecione uma das suas chaves PIX e, caso deseje, informe seus dados pessoais. Nesse caso, a instituição devolverá o valor via PIX em até 12 dias úteis após a solicitação.

O botão ‘solicitar por aqui’ só irá aparecer, no entanto, caso a instituição na qual você tem dinheiro esquecido tenha firmado um termo de adesão com o Banco Central. Do contrário, o resgate não será feito diretamente pelo sistema do BC. O sistema irá apenas informar o valor a receber e em qual instituição está aquele recurso. Aparecerá, nesse caso, uma mensagem informando contatos oficiais (e-mail e telefone) para que você entre em contato diretamente com a instituição e combine a forma de devolução.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos