RESENDE
A Santa Casa de Resende promove nesta quinta-feira, dia 21, durante a Campanha Maio Amarelo, uma palestra de conscientização sobre o tema “Endometriose”. O evento, que é aberto ao público, acontece no Salão Nobre da unidade hospitalar, no bairro Lavapés, a partir das 14h30min.
O ginecologista especializado em endometriose, Gustavo Rodrigues, será o responsável por ministrar a palestra, que abordará diversos aspectos relacionados à condição que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.
A iniciativa tem como objetivo principal desmistificar os assuntos que envolvem a endometriose e fornecer informações relevantes para a prevenção e o conhecimento sobre a doença. A conscientização é fundamental para promover a saúde e o bem-estar das mulheres. “A endometriose afeta cerca de 190 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo mais de sete milhões somente no Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. No entanto, muitas mulheres sentem dores todos os meses ao menstruar e não têm conhecimento sobre a doença. Por isso, nosso objetivo, além de oferecer consultas, também é propagar conhecimento quanto às condições de saúde das pacientes”, disse o diretor geral da Santa Casa de Resende, Kaio Márcio Paiva.
CIRURGIA DE ENDOMETRIOSE POR VIDEOLAPAROSCOPIA
Resende realizou a primeira cirurgia de endometriose por videolaparoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do estado. Anteriormente, este tipo de cirurgia só acontecia no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na capital Fluminense. Além disso, o município inaugurou o primeiro Polo de Endometriose do Estado.