RESENDE
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu novo mutirão para a realização de exames de tomografia computadorizada com sedação na Nova Santa Casa, no bairro Lavapés, visando zerar a fila de espera do município. O mutirão teve início no dia 13, com o atendimento de cinco crianças. No dia 19, mais três pacientes foram atendidos.
A mobilização beneficiará 32 pacientes que aguardavam para a realização do procedimento pelo Sistema Único de Saúde. O mutirão deverá acontecer toda sexta-feira, com uma equipe composta por seis profissionais: um médico radiologista; um técnico radiologista; um médico anestesista; uma enfermeira; e dois técnicos em enfermagem.
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, destacou a importância do exame de tomografia computadorizada para o diagnóstico precoce de doenças, viabilizando os tratamentos adequados e, consequentemente, a recuperação dos pacientes. “A tomografia computadorizada (TC) é um dos exemplos da evolução da medicina, que permite detectar doenças e realizar diagnósticos precisos e confiáveis devido aos recursos para imagens mais detalhadas da parte interna do corpo humano. O procedimento com sedação serve para auxiliar no diagnóstico de: doenças ósseas ou musculares; identificação de tumores, infecções ou coágulos; e verificar lesões, entre outros”, explica.
O secretário observa ainda que a complexidade do exame requer sedação para assegurar que o paciente fique imóvel dentro do tomógrafo, permitindo, desta forma, imagens de alta qualidade. “Durante todo o processo, os sinais vitais do paciente são monitorados. A sedação é um processo indolor, que pode ser feita de forma intravenosa, oral ou inalatória. O exame deve ser solicitado pelo médico conforme a necessidade e histórico de cada paciente, que receberá encaminhamento para a sua realização. Vale lembrar que, em junho de 2020, a Santa Casa de Misericórdia de Resende recebeu dois aparelhos de radiologia para reforçar a estrutura: o tomógrafo Somatom go.Now, considerado o mais moderno da região no quesito de diagnóstico de imagens, aparelho de baixa dose de radiação; e o raio-X Multix B. Ainda em agosto do ano passado, a unidade adquiriu uma bomba injetora para procedimentos de tomografia computadorizada por contraste. Este equipamento com tecnologia avançada otimizou a qualidade dos exames radiológicos feitos na unidade, bem como a possibilidade de leitura dinâmica, em tempo real, pelos profissionais”, frisa Alexandre Vieira.
MAQUINÁRIO
Em 2020, a Nova Santa Casa também ganhou novo maquinário de eletrocardiografia, cardioversor e aspirador portátil, que agregaram mais qualidade e precisão no serviço prestado na unidade.
A Santa Casa já realizou mutirões de exames de endoscopia, eletrocardiograma e histeroscopia na atual gestão. A unidade também promoveu mutirões para procedimentos cirúrgicos de colecistectomia, ou seja, retirada da vesícula biliar, e hérnia.
OUTROS AVANÇOS
Entre os progressos estruturais e melhorias para um atendimento de qualidade à população, podem ser citados: recuperação da fachada; retorno das cirurgias por videolaparoscopia e oftalmológicas; farmácia 24h, que ganhou maior espaço; reforma dos banheiros, enfermarias, corredores, cozinha, refeitório e lavanderia; aquisição de novos leitos, colchões, poltronas, macas e equipamentos; ampliação do Centro de Material Esterelizado (CME) e do ambulatório do SUS; aumento no número de cirurgias eletivas; licença de funcionamento após 20 anos; R$ 1,5 milhão de dívidas pagas; construção de banheiros para acompanhantes; reestruturação da lavanderia com novos equipamentos.
A Secretaria de Saúde cita ainda a criação de novas vagas de estacionamento; revitalização da capela; novo laboratório; recepção reformada; troca de piso e novo mobiliário; troca da rede de esgotos; instalação da nova subestação de energia; viabilização do exame do sono; criação da Clínica Oftalmológica; implantação do tratamento de varizes por espuma; reestruturação fiscal e previdenciária, possibilitando a emissão de certidões negativas; pagamento da dívida trabalhista (judicial e extrajudicial) de aproximadamente R$ 520 mil; e ecocardiograma com estresse.
O centro cirúrgico ainda passou por um processo de modernização. Já a Unidade de Terapia Intensiva de quatro leitos foi ampliada para seis, com o serviço de hemodiálise para pacientes internados.