RESENDE
A Nova Santa Casa de Resende realizou sete procedimentos de histeroscopia cirúrgica no dia 13. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o procedimento é indicado para extração de pólipos uterinos, miomas, corrigir malformações da cavidade do útero, remover aderências do útero, entre outros.
A cirurgia é minimamente invasiva, segura e mais rápida. Vale ressaltar que este procedimento é oferecido pelo SUS em poucos municípios. “Resende vem conseguindo avanços importantes, tanto no combate à Covid-19, mas também na saúde pública. Como é o caso desses procedimentos de histeroscopia, que melhoram e beneficiam a saúde feminina. A cirurgia é bem simples e as pacientes podem ir para casa no mesmo dia e tudo é feito gratuitamente pelo SUS”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Uma vez realizada com sucesso, na histeroscopia cirúrgica não é necessária nem a internação da paciente e o procedimento é feito em cerca de 15 minutos, sem cortes, suturas ou cicatrizes. O diagnóstico é feito com o exame de histeroscopia, procedimento para investigação da cavidade uterina, podendo identificar alterações como pólipos, miomas e malformações do útero, também é rápido de pode ser feito em consultório.
Os procedimentos são realizados em pacientes que já são atendidas pelos médicos responsáveis e necessitam da cirurgia. Os procedimentos são feitos pelo menos uma vez por mês.
A Nova Santa Casa de Resende, que está sob administração da Prefeitura de Resende tem recebido importantes melhorias, grandes obras, mutirões e equipamentos para realização de procedimentos e cirurgias, que garantem uma saúde de qualidade para toda a população resendense. Recentemente também, a Nova Santa Casa de Resende promoveu um treinamento sobre higienização hospitalar voltado para os profissionais da unidade médica.