BARRA MANSA
Seguindo com a programação da 10ª edição do Tomada Urbana do Coletivo Sala Preta, nesta quarta-feira, dia 28, tem o espetáculo ‘Estamos em Obras no Tomada Urbana’, o evento acontece as 14h30min, na Praça da Matriz, com entrada franca. O mesmo espetáculo acontece, também, na quinta e nos dias 5 e 6 de dezembro, sempre no mesmo lugar e horário.
Com o desafio de manter ativas as técnicas do teatro físico, da voz falada e cantada, da improvisação e da execução de músicas ao vivo, conhecimentos acumulados ao longo de seus quase dez anos de existência, o coletivo Sala Preta convida e provoca o público a romper com a normalidade do cotidiano urbano e a refletir sobre as relações de poder na sociedade.
Segundo um dos atores do coletivo, Danilo Nardelli, desde sua criação, o Sala Preta reúne em suas atividades a prática da pesquisa da linguagem cênica em diálogo com a cultura do aqui e do agora. Com o desejo de retornar às ruas e investigar sua sabedoria, foi iniciado esse novo processo de criação. “O Sala Preta compreende a rua como lugar de encontro com o público. Ao celebrar, vibrar e compartilhar esse trabalho, desejamos continuar a formação de seus artistas em cena e, ao mesmo tempo, (trans)formar o espectador, que assim transcende o seu papel de plateia, porque torna-se co-criador da obra”, destaca.
SINOPSE
Uma obra pública revela, ao acaso, um buraco que desestrutura as relações de poder de uma cidade. Eleições por vir, políticos com desejos de grandeza, funcionários públicos e obreiros, cidadãos e a imprensa, todos envolvidos na disputa pelo buraco.
Durante a campanha, forasteiros surgem para sacudir a opinião pública, intensificando os conflitos. A decisão da disputa está nas mãos do público.
O FESTIVAL
As atividades acontecem em diversas praças do Centro de Barra Mansa (RJ), além dos Bairros Bom Pastor e Roberto Silveira, vizinhos ao Tulhas do Café, no Parque da Cidade, espaço que o coletivo ocupa há sete anos com atividades ininterruptas de formação, produção, circulação e pesquisa da linguagem teatral.
Em seu décimo ano de resistência e militância por espaços líquidos de convivência e exibição e produção de arte, o Tomada Urbana tornou-se conhecido por suas atividades serem desenvolvidas a partir dos seguintes eixos temáticos: Formação, Produção, Difusão e Convivência com oficinas gratuitas. Desde 2006, o festival consta no calendário cultural de Barra Mansa, Lei nº 4.602/2016.