VALENÇA
No meio dessa confusão que estamos vivendo nos últimos tempos em decorrência da pandemia do Covid-19 alguns setores não podem parar. Assim como os profissionais de saúde, segurança pública, transporte e abastecimento, supermercados e outros há os setores administrativos e burocráticos. A Sala do Empreendedor e o posto do SINE (Sistema Nacional de Emprego), vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras são bons exemplos de concentração desses serviços essenciais principalmente no meio da crise. No caso das empresas e trabalhadores por mais que estejam funcionando guiados pelo cumprimento às determinações dos decretos do Governo do Estado do RJ e do Governo Municipal, a burocracia não parou.
É o caso por exemplo do atendimento prestado aos Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenos empresários com orientações sobre o auxílio emergencial do governo federal, cronograma de recolhimento de tributos e linhas de crédito emergencial. Ou do Procon, que também funciona na Sala do Empreendedor que tem fiscalizado e intensificado campanhas contra abusos e ações oportunistas na venda de insumos e medicamentos contra o coronavírus. E ainda do posto do SINE que orienta os trabalhadores pelo telefone sobre a possibilidade de solicitar o Seguro Desemprego de forma online.
A Prefeitura de Vassouras por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem atuado de forma estratégica nessa questão, visto que os estragos econômicos são devastadores e já são sentidos pelos empresários locais. De acordo com o secretário da pasta, Wanderson Farias, “preservar vidas humanas é o nosso primeiro objetivo. Mas não podemos desconsiderar os impactos que a pandemia vai causar à economia e ao comércio local e principalmente precisamos nos preparar pra isso”. E completou dizendo que a orientação de sua secretaria é ficar de prontidão mesmo que por meio de telefone, whatsapp e outros recursos da internet para manter contato e suporte a todos os trabalhadores, empresários, consumidores e cidadão que necessitem dos serviços essenciais.
O telefone da Sala do Empreendedor, onde funciona a agência do PROCON e o atendimento da JUCERJA é o (24) 2491-9016. O Telefone do posto do SINE é o (24) 2491-9027.