VOLTA REDONDA
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) informou nesta terça-feira, dia 23, que a falta de abastecimento de água registrada em pontos do município foi causada por rompimentos na rede de distribuição, provocados por picos recorrentes de energia elétrica. As oscilações afetaram a pressão nas tubulações e resultaram em danos estruturais ao sistema.
Segundo o Saae-VR, as variações de energia tiveram início por volta das 4 horas da manhã de sábado, dia 20 e duraram aproximadamente uma hora. O impacto causou alterações na pressão da rede, levando à quebra de tubulações e fazendo com que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belmonte operasse com apenas três bombas por cerca de 30 horas, o que comprometeu o abastecimento em toda a cidade.
No sábado, foram registrados rompimentos em uma rede de 400 milímetros nas proximidades da Praça São Paulo, no bairro Niterói, e também sob a Ponte Pequetito Amorim, na região da Beira-Rio. Já no domingo, dia 21, ocorreu o rompimento de uma rede de 150 milímetros no bairro Aero Clube, agravando a situação do sistema de distribuição.
A autarquia informou que todas as intervenções necessárias já foram concluídas. O abastecimento está sendo restabelecido de forma gradativa, conforme a recuperação completa do sistema e a normalização da operação da ETA Belmonte.