VOLTA REDONDA/ SUL FLUMINENSE
Todos os anos milhares de pessoas percorrem longos trajetos embaixo de chuva e de sol para chegar no dia 12 de outubro ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, cerca de 400 romeiros de Volta Redonda estão percorrendo o trajeto de 170 quilômetros, que com as paradas, contabilizam cinco dias intensos de caminhada.
Aline Rabena é participante do grupo de Volta Redonda ‘Romaria Caminhada de fé’, que possui 85 membros. Emocionada, ela conta que com 18 anos recebeu uma cura pela intercessão de Nossa Senhora. “Eu peguei uma infecção generalizada, fiquei internada e nenhum antibiótico fazia efeito. Até que os médicos informaram para minha mãe que administrariam um último medicamento e que se em até 72 horas a medicação não fizesse efeito, não teria mais o que fazer e então, minha mãe ficou a noite inteira indo em todas as igrejas e orando, pedindo que Nossa Senhora salvasse a minha vida. Quando ela voltou para o hospital, os médicos perguntaram se acreditava em milagre, porque um tinha acabado de acontecer. Eu estava curada e, apesar do meu casos ser grave, não fiquei com nenhuma sequela”, disse.
Outra participante da romaria é Josi Beckari. Ela relata que participa das romarias há cinco anos e que durante esse tempo recebeu um livramento que nunca irá esquecer. “Em 2019 fui passear com a minha família em Itatiaia e quando estávamos em uma cachoeira aconteceu uma tromba d’água. Ficamos ilhados em uma pedra, pedindo socorro por horas. Durante esse tempo, o meu cunhado acabou escorregando com a filha, de nove anos, e os dois sumiram na água. Foi então que ajoelhei na pedra e disse ‘Minha mãe salva a minha família’. Nesse momento, meu cunhado abriu os olhos na água turva, conseguiu encontrar a filha, fomos resgatados e saímos todos com vida”, falou.
Para ajudar nessa caminhada de fé, o grupo conta com dois ônibus de apoio, dois carros e duas motos. Os veículos que acompanham os romeiros são abastecidos com água, alimento e com as bagagens. A expectativa é que os romeiros cheguem às 6 horas da manhã de quinta-feira, dia 12, em Aparecida para celebrar o dia da padroeira do Brasil. Até lá, serão dias de muita fé, superação e oração.