BARRA MANSA
Aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 1° de janeiro, a Sessão Solene de posse dos eleitos no pleito 2020, no Plenário da Câmara Municipal. Além de Rodrigo Drable (DEM), empossado para seu segundo mandato como prefeito, ao lado de sua vice, Fátima Lima (PSC), foram empossados 19 vereadores. A cerimônia marcou também a eleição e posse da nova Mesa Diretora para 2021, sendo o vereador Luiz Furlani (PSDB) eleito para ser o presidente da Casa.
Além de Furlani, a Mesa Diretora ficou definida com os seguintes nomes: Pissula (PV) para 1° vice-presidente; Deco (PSC) foi eleito 2° vice; Jefferson Mamede (PSC) 1° secretário; e a vereadora Cristina Magno (PP) foi eleita para 2° secretaria.
O início da cerimônia foi marcado pelo hino nacional, seguindo com o juramento. Em seguida um a um dos vereadores assinaram o termo de posse e compromisso. Após a votação para Mesa Diretora, foi a vez da Sessão Solene de Posse do Executivo, para dar o cargo a Rodrigo Drable e Fátima Lima.
Em suas considerações, Drable, agradeceu a população por uma nova oportunidade de ser prefeito da cidade. Ele citou ainda a posse do prefeito Neto, em Volta Redonda, destacando que ambas as cidades precisam de companheirismo para crescerem. “Isso é democracia. Mesmo com todos os ataques, o povo decidiu. Foi uma eleição com vários concorrentes e mais da metade quis que nós continuássemos”, disse, realizando um pedido aos vereadores. “Tenhamos sabedoria e tolerância, pois sou prefeito e não dono da cidade. Não posso ceder a todas as vontades, temos o compromisso de deixar de fora a vaidade para atendermos a necessidade de todos”, afirmou.
Já o novo presidente da Câmara, Luiz Furlani, destacou que a Casa será conduzida de forma harmônica com o Poder Executivo. Furlani deu ênfase na construção do diálogo e recriminou ataques de cunho pessoal. “Essa Casa tem um desafio grande, que é de recuperar uma imagem batalhadora, que busca por soluções e que visa o bem da cidade. Chega de fazer política para si, vamos fazer para todos”, ratificou, agradecendo a confiança dos parlamentares que votaram para que ele assumisse o posto de presidente da Câmara Municipal.
VOTAÇÃO DA MESA DIRETORA
A votação da Mesa Diretora, realizada pelos 19 vereadores empossados, ficou definida da seguinte forma: presidente, Luiz Furlani (16 votos); e Marcel Castro (3 votos). Para 1° vice, Pissula (16 votos), Mamede (1voto); Gustavo Gomes (1 voto); nulo (1 voto). Para 2° vice, Deco (16 votos); Gustavo Gomes (1 voto), Cristina Magno (1 voto); nulo (1 voto). Para 1° secretário, Mamede (16 votos); Cristina Magno (2 votos); nulo (1 voto). E para 2° secretário, Cristina Magno (14 votos); Fernanda Carreiro (1 voto); Paulo Sandro (1 voto); Pitombeira (1 voto); Daniel Maciel (1 voto); e nulo (1 voto).
VEREADORES EMPOSSADOS
Os vereadores empossados, que realizarão o mandato 2021/2024 são: Furlani (PSDB); Marquinho Pitombeira (DEM); Rayane Braga (PSL); Deco (PSC); Paulo Chuchu (DEM); Jefferson Mamede (PSC); Pissula (PV); Paulo da Gráfica (PSL); Daniel Maciel (PP); Paulo Sandro (DC); Gustavo Gomes (Republicanos); Casé (PSL); Cristina Magno (PP); Luciana Alves (DC); Marcell Castro (Cidadania); Dr. Eduardo Pimentel (PV); Professora Fernanda Carreiro (PT); José Marques (PSD); e Bruno Oliveira (PRTB).