BARRA MANSA
O prefeito Rodrigo Drable, declarou nesta terça-feira, dia 5, que se reunirá com o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, na próxima quinta-feira, dia 7, para verificar a possibilidade de Barra Mansa servir como modelo na imunização contra a Covid-19. Segundo o prefeito, o município já formulou os procedimentos, estabelecidos e funcionais, adiantados tanto na vacinação de H1N1, quanto de testagem da Covid-19 e isso será um diferencial na hora da vacinação.
De acordo com Drable, o modelo de imunização seria um referencial de procedimento para a aplicação. Ele explicou que quando se cria um uma campanha de vacinação, deve haver um preparo, com local adequado, fluxo estabelecido e controle. “Quando estabelecemos o modelo de drive-thru para vacinação da H1N1 foi funcional e para a vacina do coronavírus será algo é diferente, pessoas de outras cidades vão vir”, disse, destacando a testagem de rua para Covid. “Temos uma equipe dedicada, preparada. Nisso Barra Mansa saiu na frente e vamos sair novamente”, ratificou.
No dia 17 de dezembro a Prefeitura de Barra Mansa enviou um documento para o Instituto Butantan com a intenção de compra de 80 mil doses da CoronaVac. A compra do medicamento será feita após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ficou estabelecido como público alvo, a ser vacinado primeiramente, os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos, profissionais da Rede de Educação (pública e privada) e profissionais de segurança e salvamento.
O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, disse que o município já está formalizando o segundo protocolo de intenções para receber as doses da vacina contra o coronavírus. Segundo ele, nesta primeira semana de janeiro já está sendo finalizando o protocolo junto à Fiocruz, no Rio de Janeiro. “Tão logo as doses estejam disponíveis, Barra Mansa pretende garantir o imunizante, além das doses previstas pelo Ministério da Saúde”, concluiu.