Rodrigo Drable analisa ações de segurança pública em Barra Mansa

Por Andre

BARRA MANSA

O A VOZ DA CIDADE adiantou na edição do último sábado, 3, na matéria sobre homenagem do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM) aos policiais que mais se destacaram em suas atividades durante o segundo trimestre deste ano, que os números de criminalidade em Barra Mansa caíram. Nesta terça-feira, 6, o prefeito Rodrigo Drable (PSC) voltou a falar sobre os percentuais, ressaltando o trabalho realizado pelo 28º BPM. Citou a forte atuação no combate ao tráfico de drogas, comparou os resultados desse primeiro semestre com o mesmo período de 2014. No período, é possível constatar uma redução de 63% em roubos a residência; 47% em roubos de veículos, 130% em roubos de coletivos, 27% em roubos de celulares, 43% em furto de veículos e 310% em furto de coletivo.

Para o capitão da 2ª Companhia do 28º BPM, Alcimar Videira, a redução dos percentuais é fruto da atuação da PM em conjunto com a Polícia Civil. “Somente este ano, conseguimos apreender cerca de 60 armas de fogo e prender 330 acusados de algum tipo de ilicitude. Deste total, 200 prisões foram por tráfico de drogas. Hoje, considero que o maior problema da corporação decorre da falta de coragem das vítimas de roubos em reconhecer os autores, quando estes são presos. Há casos que o próprio acusado confessa e a vítima, por medo, se mantém calada”, enfatizou Videira.

Para a tenente-coronel, Luciana Rodrigues, comandante do 28º BPM, a instituição tem modificado constantemente seu planejamento para acompanhar a mancha criminal do estado.  “Implantamos o policiamento a pé com o uso de PMs do Regime Adicional de Serviço na área comercial de Barra Mansa. Intensificamos as operações de combate ao tráfico de drogas e estreitamos ainda mais a parceria com a Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal”, enfatizou.

A Guarda Municipal tem também trabalhado na cidade. Segundo o comandante, Joel Valcir, as viaturas foram substituídas por uma nova frota visando a escolar, um trailler da corporação foi instalado na Avenida Getúlio Vargas, e outro na Beira Rio e também houve o aumento do número de agentes nas vias públicas, principalmente, junto aos terminais de ônibus. “Os resultados foram 3.735  visitas da ronda escolar em 2018  e 154 ocorrências. Em 2019, até o momento, 1.353 visitas  e 40 ocorrências. Todos esses números favorecem a redução da violência. São viaturas em ronda 24 horas por dia, com no mínimo dois agentes e um PM”, apontou.

INTEGRADAS

A integração das forças de segurança de Barra Mansa foi mencionada pelo presidente da Aciap e presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Bruno Paciello. De acordo com ele, essa parceria tem propiciado um resultado muito positivo. “Destaque também para postura do tenente Videira. A maneira com que ele conduz a tropa promove o engajamento entre os agentes”, completou.

AÇÕES DA PREFEITURA

O prefeito Rodrigo Drable elencou algumas ações realizadas pela prefeitura visando combater ações do tráfico. A principal delas seria a implantação da educação em tempo integral. Ele lembrou que em 2017, ao assumir a prefeitura, se deparou com uma realidade assustadora: a de jovens sendo executados pelo tráfico de drogas, alguns com requintes de crueldades. Foram 43 assassinatos em sequência espalhados e diversos pontos do município, como Vista Alegre, Siderlândia, Vila Ursulino, Região Leste e Centro.

Verificando as localidades com maiores índices de violência, a prefeitura decidiu implantar a educação em tempo integral. Em 2018, das 72 unidades escolares existentes, quatro atuaram com a nova proposta educacional. Este ano, alunos de outras cinco escolas estão tendo a oportunidade de um aprendizado que vai além da grade curricular da Base Nacional Curricular estipulada pelo Ministério da Educação, com aulas de idiomas – francês, inglês, alemão, xadrez, informática, robótica, xadrez e empreendedorismo.

Outra ação foi buscar parcerias para reestruturação da 90ª DP. Foram realizadas blitzes em pontos do Centro e bairros com foco na prisão de acusados com mandado de prisão. Com a PM, fortaleceram as ações das rondas escolares.

Novas viaturas para Guarda Municipal foram adquiridas, assim como o funcionamento do Centro Estratégico de Segurança Pública (Cesp), com o monitoramento de áreas do município realizado através de 72 câmeras de segurança 24 horas por dia, e na implantação da Patrulha da Mulher, de combate à violência doméstica.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos