ESTADO/ SUL FLUMINENSE
Foi divulgada hojea 25ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 por parte da Secretaria de Estado de Saúde. Mesmo a situação da pandemia de maneira geral estar em risco muito alto (roxo) no Estado, as regiões do Médio Paraíba, Centro-Sul, Norte, Baixada Litorânea deixaram a bandeira roxa para a vermelha, o que aponta para uma melhora nos parâmetros epidemiológicos. As regiões da Baía da Ilha Grande, Noroeste e Metropolitana II seguem com bandeira vermelha (risco alto). Já as regiões Serrana e Metropolitana I estão classificadas com bandeira roxa (risco muito alto). A análise compara a semana epidemiológica 12 (21 a 27 de março) com a 10 (7 a 13 março) de 2021.
Segundo informações do Mapa de Risco, o estado apresentou um aumento de 44% no número de óbitos e de 7% nos casos de internações por síndrome respiratória aguda grave na comparação com o período analisado. As taxas de ocupação de leitos do SUS no estado, nesta sexta-feira (9), estão em 90% para leitos de UTI e em 75% para leitos de enfermaria.
Cada bandeira representa um nível de risco: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
POR MUNICÍPIOS
No https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html# é possível verificar a situação por município. Das cidades da Região Centro-Sul estão ainda em bandeira roxa: Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Areal. As demais, Vassouras, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Paracambi e Sapucaia estão em situação vermelha.
Apenas Rio das Flores, em todos os 92 municípios do estado, está em risco moderado para a doença (bandeira laranja). A cidade consta na região do Médio Paraíba. As demais estão na bandeira vermelha: Volta Redonda, Valença, Rio Claro, Resende, Quatis, Porto Real, Piraí, Pinheiral, Itatiaia, Barra Mansa e Barra do Piraí.