Rio ganha projeto pioneiro para qualificação de guias turísticos com foco em visitantes internacionais

Por Carol Macedo
a voz da cidade

 

ESTADO

A Embratur, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou nesta segunda-feira, dia 21, o projeto Laboratório de Encantadores, que irá oferecer 300 vagas gratuitas para capacitação de guias de turismo e condutores locais dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo preparar esses profissionais para o atendimento a turistas internacionais, alinhando os serviços turísticos fluminenses aos padrões globais.

Das vagas disponibilizadas, 250 são destinadas a guias com cadastro ativo no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e 50 a condutores locais. Para garantir maior abrangência territorial, 30% das vagas serão reservadas a profissionais que atuam em cidades do interior do estado.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância estratégica do projeto para o fortalecimento do turismo nacional. “O Laboratório de Encantadores é gratuito, 100% on-line, e tem como foco transformar a experiência do visitante. Investir na qualificação de quem está na linha de frente do turismo é investir na imagem do Brasil. Esses profissionais são os nossos melhores embaixadores”, disse, ao destacar que o projeto é piloto e deve ser expandido para outros estados do país.

Com carga horária de 90 horas, o curso será dividido em três eixos: Comportamental, de Gestão e Cultural. Além das aulas teóricas, os participantes vão elaborar um Plano de Fortalecimento da Comunidade de Encantadores, documento colaborativo com diretrizes para fortalecer a atuação desses profissionais no mercado internacional.

Carlos Alberto Lidizia Soares, coordenador do laboratório, ressaltou o papel da universidade na promoção do desenvolvimento regional. “Esta é uma jornada de transformação que vai além da capacitação técnica. Estamos promovendo experiências que conectem o conhecimento acadêmico com práticas locais e encantamento. O foco é proporcionar vivências autênticas, com impacto positivo para os turistas e para as comunidades envolvidas.”

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 15 de agosto, por meio de formulário disponível on-line. O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de agosto, com matrículas programadas para os dias 28 e 29 do mesmo mês. A aula inaugural será realizada no dia 1º de setembro. O edital completo, com todos os critérios e cronograma, está disponível no https://l1nk.dev/wPR7F.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos