RIO CLARO
Desde quinta-feira a cidade conta com a sede do Ministério do Trabalho. Após um ano e meio de luta de várias pessoas, diversas idas ao Rio de Janeiro do prefeito José Osmar (PR) a inauguração, após cinco anos com o posto fechado, contou com a presença da deputada federal Cristiane Brasil (PTB) e o superintendente regional do Ministério do Trabalho, Adriano Bernardo.
O prefeito disse que passou muito tempo pedindo ajuda até chegar à deputada Cristiane Brasil. “A pessoa gasta R$ 32 para ir a Barra Mansa ou Volta Redonda para tirar a carteira de trabalho. Agora imagina a economia e a facilidade que vai encontrar. Sem contar que sem trabalho fica difícil dispor desse dinheiro. É um serviço mínimo que precisava ser disponibilizado para o cidadão”, disse.
A deputada federal, em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, disse que Rio Claro tem uma aliada. “Aprendi amar essa cidade e já liberei muito mais recurso para cá do que muito deputado que nasceu na região. Vamos lutar agora para recuperar a empregabilidade”, destacou, lembrando de outras emendas de sua autoria para a cidade que estão para ser liberadas, como consultório odontológico, aparelhamento do conselho do idoso, R$ 700 mil para asfalto.
Além disso, encabeçou ainda outra luta da região, que seria a necessidade de manutenção nas estradas. “Vim para Rio Claro pela RJ-155 e fiquei muito mal impressionada com as condições da estrada. Não é um pedido apenas do José Osmar, mas de outros prefeitos da região. Estou ajudando a liberar essa licitação para manutenção das estradas porque é uma questão de segurança da população”, informou Cristiane Brasil.
O superintendente regional do Ministério do Trabalho, Adriano Bernardo, lembrou da luta do prefeito em conquistar o posto em Rio Claro e disse que não se nega nunca em ajudar quando o propósito é o cidadão.
O secretário municipal de Assistência Social, Julio Cesar Castro, ressaltou a importância do posto para os cidadãos em termos de economia e facilidade. Ele contou que a cidade ainda conquistou para o mês de junho seis cursos do Pronatec, que acontecerão na Faetec. Os cursos são para Agente de recepção e reserva em meio de hospedagem; agente de informações turísticas; assistente administrativo; inglês aplicado a serviços turísticos; espanhol aplicado a serviços turísticos; operador de computador. Os interessados precisam procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo para fazer a inscrição. É preciso levar documento de identidade, CPF, cartão do Bolsa Família (NIS), comprovantes de escolaridade e de residência.