RIO CLARO
Os vereadores aprovaram e o prefeito Babton Biondi sancionou o projeto de lei de autoria do vereador Klessio Alves Pery (PDT) que cria a Rede de Prevenção e Enfrentamento de Violência contra Crianças e Adolescentes no âmbito do Município de Rio Claro, que tem como finalidade o conjunto articulado de instituições governamentais e não governamentais operando para efetivar os direitos fundamentais garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Integram a Rede grupos que representam o poder público e a sociedade civil, como conselheiros tutelares, promotores e juízes das Varas de Infância e Juventude, defensores públicos, conselheiros de direito da criança e adolescente, conselhos municipais e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A Rede de Prevenção ficará responsável pela distribuição da cartilha “Eu me protejo, porque meu corpinho é meu”, que ensina a própria criança a reconhecer e se proteger de abusos e agressões na infância. As apostilas, cartilhas, cursos para profissionais da educação, teatro, fantoches, camisas e músicas infantis estão disponíveis gratuitamente no site eletrônico “eumeprotejo.com” dentro da rede mundial de computadores e não podem ser comercializadas.
A critério dos gestores da Rede de Prevenção, serão promovidas campanha, ações e atividades que estimulem à conscientização, prevenção, orientação e enfrentamento contra o abuso e à violência na infância e Adolescência.
“Ouvindo famílias e educadores a Rede produziu um material didático simples, gratuito e acessível para servir de apoio na conversa com crianças de até oito anos, sem ofender e constranger. O foco é a autoproteção do corpo de maneira geral contra qualquer forma de violência”, disse o
vereador Klessio Alves Pery.