RESENDE
O atleta e instrutor de jiu-jitsu Hudson Vinícius de Oliveira Rosa, mais conhecido como “Urso”, voltou às competições após um afastamento de mais de dez anos e consagrou-se campeão do Pan-Americano de Jiu-Jitsu. A competição aconteceu no último dia 30, na Arena Carioca, no Rio de Janeiro. Aos 42 anos, Hudson representa a academia Team Almeida Bros/Shark Jiu-Jitsu e agora se prepara para o Mundial, com o objetivo de conquistar um lugar no pódio. Ele busca apoio de patrocinadores para continuar competindo em nível internacional.
Hudson afastou-se das competições para se dedicar ao treinamento de suas filhas, que também são atletas de alto desempenho. Segundo ele, a paixão pelo esporte o motivou a retornar aos tatames. “Depois de anos afastado, eu queria sentir novamente o que a galera sente ao entrar no tatame. Minha mente despertou quando comecei a dar treinos para minhas filhas, e vendo o resultado delas, entendi que sou capaz de fazer esse trabalho com atletas que almejam resultados maiores”, declarou.

Após dez anos afastado, Hudson Vinícius retornou ao tatame e sagrou-se campeão Pan-Americano – Divulgação
O retorno ao jiu-jitsu competitivo trouxe novos desafios para Hudson Vinícius, especialmente devido à idade. “Voltar aos tatames depois dos 40 não é fácil. Muitas vezes, não há adversários na minha categoria, então preciso descer de categoria e enfrentar atletas bem mais jovens, cheios de energia. Mas, se eu entendo que tenho talento e um bom jogo, preciso colocar isso à prova. Não posso construir uma história se só vencer por ausência de adversários”, explicou. Ele também contou que, para alcançar o título no Pan-Americano, precisou intensificar seu treinamento. “A parte física não foi tão difícil, mas precisei elevar o nível dos treinos com atletas mais graduados. O maior desafio foi mental. O clima da competição é algo completamente diferente, com pressão, nervosismo, estresse e adrenalina. Saber controlar essas emoções é fundamental para qualquer atleta”, detalhou.
O campeonato trouxe alegria para Hudson, que competiu ao lado de suas filhas. Ele descreveu o momento como especial e único: “É uma sensação única e inexplicável. Tenho muito orgulho de vê-las trilhando esse caminho que eu tanto amo. Dentro dos tatames, sou professor e atleta; fora deles, sou apenas um pai, que cuida, brinca e incentiva.”

Hudson Vinícius comemora vitória no Pan-Americano de Jiu-Jitsu, após competir ao lado de suas filhas – Divulgação
Patrocínio
Agora, Hudson está com foco no Mundial e confiante na busca por novos títulos. Ele quer participar do Circuito Grand Slam AJP, em Dubai, que acontece em novembro. “Vou competir ao máximo para colocar meu jiu-jitsu à prova. Vou lutar na minha categoria, ou em uma que tiver adversário. Quero garantir um lugar no pódio este ano”, afirmou. Entretanto, ele enfrenta desafios com relação ao patrocínio, que é essencial para continuar competindo em eventos internacionais. “O custo para participar é alto, incluindo inscrições, kimonos, alimentação, exames médicos e acompanhamento de profissionais como nutricionistas. Além disso, também tem a inscrição para competições, que tem um valor elevado. Sem esse suporte, a carreira pode ser comprometida precocemente”, destacou Hudson.
Interessados em apoiar o atleta podem entrar em contato pelo telefone (24) 9947-7598 ou enviar e-mail para c.sfrosa10@gmail.com . O contato pode ser feito com sua esposa, Crislaine Ferreira Rosa, que acompanha diretamente os processos.