RESENDE
A Secretaria de Saúde do município vai vacinar, nesta quinta-feira, dia 3, crianças de cinco a 11 anos com a primeira dose da Pfizer pediátrica. A vacinação acontece nos postos de saúde e Centro Municipal de Imunização, no período das 9 horas ao meio dia.
Os pais ou responsáveis precisam acompanhar as crianças para a vacinação levando os cartões do SUS (se tiver) e o de vacinação, CPF da criança e comprovante de residência do responsável. Em caso de ausência dos pais, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, que poderá ser encontrado nas unidades de saúde.
O secretário de Saúde, AlexandreVieira, o Tande, destaca que o imunizante autorizado pela Anvisa para aplicação em crianças de cinco a 11 anos é a Pfizer pediátrica, que tem a tampa e o rótulo de cor laranja, diferente da vacina dos adultos. O intervalo entre as doses é de, no mínimo, oito semanas. “Reforçamos que os pais e responsáveis levem suas crianças de cinco a 11 anos para se vacinarem. A vacina foi autorizada pela Anvisa e é segura. É bom relembrar que as crianças precisam ter um intervalo de 15 dias com outras vacinas para receber a dose contra Covid-19. E as crianças que estiverem infectadas com a Covid-19, mesmo que assintomáticas, precisam aguardar 28 dias para receber a primeira dose”, comentou Tande.
VACINA JASSEN
Também nesta quinta-feira, dia 3, no horário das 13h30min às 16 horas, haverá aplicação da vacina Janssen, no Centro Municipal de Imunização. Pessoas a partir de 18 anos, vacinadas com a primeira dose da Janssen até 03/12, receberão a segunda dose do mesmo imunizante.
REPESCAGEM
A gestão municipal também realiza, ações de repescagem de vacinação, no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso, das 9 às 18 horas. Serão aplicadas primeiras doses da vacina para pessoas a partir de 12 anos; segundas doses da Pfizer para pessoas a partir de 12 anos; segundas doses da AstraZeneca ou Coronavac para maiores de 18 anos, que perderam a data da segunda; doses de reforço para munícipes a partir de 18 anos, vacinados com segunda dose até 01/10; e quarta dose para imunossuprimidos graves, maiores de 18 anos, vacinados com três doses até 01/10.