RESENDE
O município terá a Semana Municipal do Artesanato e o Dia Municipal do Artesão. O Legislativo aprovou recentemente o projeto de Lei nº. 02/2019, de autoria da vereadora Soraia Balieiro (PSB) inserindo ambas as datas no calendário oficial da cidade. O projeto de Lei foi encaminhado para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas).
A proposta da parlamentar garante as comemorações, anuais, entre os dias 19 e 26 de março. “Nosso Projeto de Lei, agora aprovado, tem como objetivo principal a valorização do artesanato e do artesão local. E pretende gerar um fortalecimento desta área como uma importante ferramenta da economia criativa de Resende. Tenho certeza que a criação da Semana e do Dia serão um marco para o artesanato da nossa cidade”, explica a vereadora Soraia, destacando a importância do artesanato como geração de renda. “Além do aspecto da cultura brasileira, o artesanato é um setor da economia no qual o alto potencial de geração de trabalho e renda vem em uma crescente, sendo absolutamente necessária uma política de desenvolvimento sustentável voltada para o ramo em epígrafe, e associada a projetos sociais e de desenvolvimento turístico, com a intervenção do poder público”, ressalta.
Conforme determina o Projeto de Lei, para realização da Semana Municipal do Artesanato, o município deverá promover feiras, oficinas e exposições dos produtos desenvolvidos pelos artesãos e artesãs de Resende, bem como, o incentivo constante para comercialização de seus produtos. “O artesanato é, sem dúvida, uma das formas mais eficientes para a preservação da riqueza da arte tradicional, do patrimônio e cultura. É justamente tal fato que buscamos estimular e preservar no Município de Resende”, diz a vereadora.
Pelas redes sociais, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, comentou sobre aprovação do Projeto de Lei destacando ser de grande valia para o artesanato de Resende. “A valorização de um trabalho único do artesão-artista que é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produzem pecas que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam”, avaliou.