RESENDE
O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco, já está com um espaço exclusivo para atendimento de pacientes com síndromes gripais e Covid-19. O prefeito Diogo Balieiro Diniz confirmou, nesta quarta-feira, dia 23, que a medida foi tomada devido ao aumento de casos de pacientes com a doença.
De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde, em 31 dias de outubro foram 27 casos confirmados de Covid-19. Somente neste mês, em 23 dias, foram 594 casos, ou seja, até agora, com o mês nem finalizado o aumento já foi de 2.200% dos casos. O gráfico de casos confirmados de Covid-19 neste ano, informa que em janeiro de 6.159 casos de Covid-19. De janeiro até junho, o número de casos começou a diminuir, sendo que em marco foram registrados 141 casos. Já a partir de junho, novamente a curva do número de casos de Covid-19 teve elevação totalizando 4003 pessoas contaminadas. A partir dos meses de julho, agosto, setembro, ocorreu uma queda no número de pessoas contaminas com a doença, tanto que em outubro foram registrados apenas 27 casos. No entanto, neste mês, até o dia 2, já foram registrados 594 casos de Covid-19.
A sala funciona na recepção administrativa da unidade hospitalar. Em um vídeo, que circula nas redes sociais, o prefeito Diogo ainda reforçou para população a importância de se completar o esquema vacinal contra a Covid-19.
O secretário de Saúde, Jayme Neto disse que a disposição desse espaço específico faz parte do Plano de Contingência do Hospital de Emergência para o caso de aumento no número de casos de Covid-19. Ele explicou que o município já estava preparado para enfrentar esse comportamento da doença. “Ninguém esperava passar por uma pandemia com a dimensão que enfrentamos, mas por conta de todas as melhorias estruturais que Resende ganhou nos anos anteriores, o município conseguiu fazer em enfrentamento assertivo e preparado da doença. Com uma estrutura robusta nas unidades e a organização que foi imposta desde 2017. Esse investimento também está sendo muito importante nessa nova onda da doença, onde conseguimos utilizar um espaço existente e completamente renovado”, disse Neto.
Segundo o prefeito, a providência foi tomada com o objetivo de agilizar atendimentos, trazer mais conforto e, principalmente dar mais qualidade no Hospital de Emergência. “Já estamos com este atendimento dessa maneira e sempre que a gente tiver esses momentos de aumentos dos casos vamos tomar este tipo de providência”, ressaltou Diogo, apontando ainda o fato de muitas pessoas não terem completado o esquema vacinal na cidade.
Ele ainda falou que aumentou o número de casos, atendimentos e a porcentagem dos exames positivos para Coronavírus. “Não é uma questão restrita a Resende. Não existe até o momento nenhum paciente internado. A grande maioria pacientes apresenta sintomas leves e restrito a via área superior, ou seja, poupando o pulmão. Com sintomas de dor de garganta e nariz entupido, mal-estar, febre e dor no corpo. Acometimento pulmonar muito raro. Por isso, destaco a importância da vacinação em massa. Falo há dois anos e vou continuar falando. Se você não se vacinou ainda para de preconceito e vai se vacinar. Temos disponível todos os dias vacina nas unidades de saúde desde a primeira até a quarta dose. Para de preconceito que a vacina vai causar alguma coisa”, destacou Diniz.
VACINAÇÃO
A Secretaria de Saúde informou ainda que a chegada da subvariante da Ômicron, a BQ.1.e o aumento dos casos de Covid-19, foi observado um aumento muito expressivo na procura por vacinas. Para se ter uma ideia, no mês de outubro foram aplicadas cerca de 670 doses de vacina. Em novembro, até o dia 21, foram aplicadas cerca de 1.680 doses.
Semanalmente a prefeitura divulga o calendário de vacinação contra a Covid-19 nas redes sociais. Atualmente, as doses são aplicadas nos Postos de Saúde, Centro Municipal de Imunização (CMI) e Clínica da Família. Mas as datas e horários variam de acordo com a quantidade de doses recebidas e a disponibilidade. Atualmente Resende tem 31% da população acima de 18 anos imunizada com a 4ª dose, 63% da população acima de 12 anos imunizada com a 3ª dose e 88% da população acima de 3 anos imunizada com a 2ª dose.
Nesta quinta-feira, dia 24 e na sexta-feira, dia 25, a vacinação das Doses 1, 2, 3 e 4 da vacina Pfizer adulto para pessoas acima de 12 anos acontece em todos os Postos de Saúde e no Centro Municipal de Imunização, das 9 às 16 horas. Já na Clínica da Família, de 9 às 20 horas.