RESENDE
O fórum em alusão à Campanha do “Setembro Amarelo”, acontece nesta terça-feira, dia 23. Profissionais, usuários, gestores e a sociedade civil estão convidados a participar. O evento acontece na OAB Resende, localizada na Avenida Marcílio Dias, nº 785, no bairro Jardim Jalisco, das 8h30min às 13 horas, em parceria com do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a gestão municipal de Vigilância em Saúde.
Promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência de Saúde Mental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, o fórum tem como tema “Desafios da Saúde Mental na Sociedade Contemporânea: Conectividade, Trabalho e Sofrimento Contemporâneo”, o fórum pretende abrir um espaço de reflexão coletiva sobre os determinantes do sofrimento psíquico e fortalecer práticas de cuidado em saúde mental.
Segundo a superintendente de Saúde Mental, Alana de Paula Machado, os crescentes transtornos mentais relacionados ao trabalho e o aumento de comportamentos compulsivos, registrados em dados recentes da Vigilância em Saúde e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) justificam a urgência de um debate intersetorial. “Acreditamos muito na importância do fórum e temos a expectativa de que seja um espaço proveitoso para encontrarmos novos caminhos e aprimorarmos o atendimento à população”, afirmou.
Mesas temática
A programação contará com três mesas temáticas. A primeira, “Jogos, Likes e Dopamina: Juventudes, Compulsão e Vidas Online”, abordará o impacto de jogos, apostas e redes sociais na saúde mental, com participação da psiquiatra Nathalia Corrêa. A segunda, “Entre o Esgotamento e o Silêncio: Saúde Mental e Mundo do Trabalho”, apresentará dados do CEREST sobre adoecimento psíquico ligado ao ambiente laboral. Já a terceira, “Corpos Invisíveis: População em Situação de Rua e os Desafios do Cuidado”, terá a psicóloga Kassia Rapella discutindo sofrimento mental em contextos de exclusão social.