Resende poderá ter sistema de “Busca Ativa Covid-19”

0

RESENDE

O município poderá contar com mais uma arma no combate à Covid-19. A Câmara aprovou indicação apresentada pela vereadora Soraia Balieiro (PSD), que solicita a criação de uma ‘Busca Ativa Covid-19’, que visa implementar ações para identificar e acompanhar pessoas contaminadas pelo coronavírus.

A iniciativa prevê medidas de combate à disseminação do surto pandêmico. Para isso, seria feito o rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19 no município. “Através da iniciativa, seria criada uma força tarefa municipal para visitar todos os bairros e distritos do município, a fim de encontrar quem já está ou passou pelas fases de grupos de vacinação e ainda não foi imunizado”, disse a vereadora Soraia.

Ela destaca ainda que este trabalho de rastreamento poderia ser feito pelos servidores municipais. “A proposta é que servidores públicos que atuam nos bairros ajudem a identificar aqueles que não iniciaram e/ou completaram o esquema vacinal contra o coronavírus”, explicou a parlamentar.

Em outra indicação, Soraia solicitou estudo de viabilidade para antecipação da vacinação contra o coronavírus do grupo com idade abaixo de 59 anos para logo após os grupos prioritários de comorbidade e deficientes no Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19. A proposta se deve em razão do aumento recente no número de mortes e internações entre pessoas na faixa dos 40 e dos 50 anos. “É necessário uma ação por parte dos gestores da Saúde a fim de buscar, dentro da legalidade, a antecipação de grupo de vacinação contra Covid-19, pois seguindo a atual determinação do Ministério da Saúde, o risco em atrasar a vacinação dessa parcela da população é alto, o que pode gerar uma sobrecarga no serviço de saúde, além de mais mortes que poderiam ser evitadas com a vacinação”, justificou a parlamentar.

LINHA DE CELULAR PARA POSTO DE SAÚDE

A aquisição de aparelho celular com linha para WhatsApp para atender o Posto de Saúde da Vila da Fumaça, foi pedida pela vereadora Soraia Balieiro. “O distrito da Vila da Fumaça sofre com problemas de ligação telefônica, mas o Posto de Saúde conta com internet funcionando normalmente. Por isso, solicito que seja adquirido um aparelho de telefone celular com linha para WhatsApp para que os funcionários tenham contato mais rápido com os moradores que precisam de atendimento médico”, explicou Soraia.

Deixe um Comentário