RESENDE
Resende pode ter um Centro Integrado de Atendimento de Fibromialgia. O Plenário aprovou a proposta do presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Ritton (União Brasil), por meio da indicação n.º 7.168/2023 feita ao Poder Executivo. A mensagem foi oficializada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz para apreciação.
Vale destacar, que fibromialgia é uma doença reumática crônica que tem como principal sintoma dor constante por todo o corpo. A síndrome causa também cansaço, sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. A causa ainda não é conhecida e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor, 3% dos brasileiros sofrem dessa síndrome.
Segundo Sandro Ritton, o Centro Integrado de Fibromialgia deverá contar com médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico e assistente social. “Esses profissionais vão atuar nas fases de diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes”, explica o parlamentar.
Ritton também é o autor de um pedido para a implantação do projeto “Viva Sem Dor”, direcionado a pessoas com fibromialgia, na rede municipal de saúde. A proposta foi feita por meio da indicação n.º 6.461/2023 e visa promover o tratamento sistêmico desses pacientes, ou seja, que abranja o corpo todo. A expectativa é de que o projeto inclua fisioterapia, exercícios físicos, terapia comunitária, auriculoterapia e o uso de cannabis medicinal, sob orientação médica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além das duas indicações, o vereador é o autor da Lei nº 3523/2019, que determina o Dia Municipal da Fibromialgia como 12 de maio. Ainda de acordo com a norma, na data em questão, a Prefeitura de Resende promoverá campanhas informativas, palestras, seminários e quaisquer outros eventos que contribuam para a divulgação de informações sobre a síndrome.
PROJETO TROCO SOLIDÁRIO
O vereador Sandro Ritton teve aprovado estudo de viabilidade visando instituir o projeto “Troco Solidário”, em Resende. “ O projeto tem como objetivo firmar parcerias com estabelecimentos comerciais, a fim de que os clientes doem parte do seu troco para instituições de caridade que serão cadastradas pela Prefeitura de Resende”, explicou o vereador.