RESENDE
O município poderá passar a oferecer na rede municipal de Saúde a cirurgia ortognática que é indicada para a correção de deformidades dos ossos da face, em especial os maxilares. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Sandro Ritton (União Brasil), sugeriu ao Poder Executivo a realização do procedimento gratuito.
Sandro informa que a cirurgia é capaz de melhorar significativamente a qualidade de vida e a saúde dos pacientes. “Estamos falando em um procedimento funcional, cujos resultados vão muito além da estética, e que pode melhorar a mastigação, a capacidade respiratória e até mesmo o sono de quem se submete a ele”, explica o vereador.
Vale destacar que a cirurgia ortognática é indicada para pacientes que apresentam algum tipo de desarmonia facial, normalmente decorrente do crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos da face (queixo, maxilar, nariz, malar ou mandíbula), comprometendo a mastigação e/ou respiração. Há indicação também em casos de fraturas faciais e disfunção temporomandibular (ATM).
Este tipo de cirurgia é realizado por dentistas com especialização em cirurgia buco-maxilo facial e requer anestesia geral. O tempo de recuperação geralmente é de 6 a 12 meses, mas pode variar de acordo com o paciente e com o tipo de intervenção realizada.
MUSICOTERAPIA NO CENTRO DE ATENDIMENTO AUTISTA
Os usuários do Centro Educacional Municipal de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear) poderão ter tratamento com Musicoterapia. O vereador Sandro Ritton pediu que a administração municipal realizasse um estuo de viabilidade para a implantação do serviço. “Estudos constataram que por meio da interação entre o Musicoterapeuta e os pacientes, há um estímulo de circuitos neurais em que os medicamentos não conseguem atuar de forma plena. Com isso, várias sinapses são ativadas, gerando respostas tanto psíquicas quanto motoras, ocasionando melhora dos padrões comportamentais”, argumentou o parlamentar.