RESENDE
O município poderá aderir ao Programa “Cartão Recomeçar” oferecido pelo Governo do Estado. O Plenário aprovou, recentemente, a indicação o n.º 7236/2023, da vereadora Márcia Lima (Republicanos) para que o Poder Executivo faça a adesão ao Programa do Governo do Estado.
Márcia Lima solicitou que a Prefeitura de Resende faça um estudo de viabilidade visando a participação do município no programa. Ela explicou que o “Cartão Recomeçar” é um benefício pago pelo governo estadual, no valor de R$ 3 mil (parcela única), à população de baixa renda atingida por desastres naturais decorrentes de enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios. “O benefício pode ser utilizado para compra de materiais de construção, mobiliário e eletrodomésticos. Os critérios para a definição dos beneficiários foram definidos pelo Governo do Estado. É um benefício pago à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, explicou a parlamentar. Márcia ainda informou que os critérios para a definição dos beneficiários foram definidos pelo governo estadual. “O benefício é destinado exclusivamente às famílias que cumpram, cumulativamente, os requisitos. Entre eles, possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar total de até três salários-mínimos à época do acorrido; estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); residam em municípios em que houve reconhecimento de desastre natural pela Defesa Civil; e que residam em imóveis diretamente atingidos pelo desastre”, informou a vereadora, acrescentando que a ausência de utilização e/ou movimentação da conta vinculada ao cartão no prazo de seis meses, contados de sua disponibilização, gerará o automático bloqueio, cancelamento e recolhimento do auxílio financeiro e sua restituição aos cofres públicos, independentemente de prévia ou de posterior notificação do beneficiário.
PROGRAMA EMPODERADAS EM CAMPOS ELÍSEOS
O evento, Empoderadas Social do Governo do Estado-RJ, poderá ser realizado no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial de Resende. Vale destacar que o Programa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, oferece treinamento em técnicas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, além da identificação dos sinais da violência nas situações do cotidiano.
A proposta é interromper o ciclo de violência e fortalecer a autonomia financeira das mulheres. Para isso, o Programa Empoderadas oferece cursos profissionalizantes, visando fornecer as ferramentas necessárias para que possam conquistar a independência financeira e levar uma vida digna e plena. “A medida visa proporcionar uma manhã repleta de atendimentos exclusivos voltados às mulheres, com demonstração dos serviços de assistência social, realizados pelo programa e também de seus parceiros, como o Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC)”, informa a vereadora Márcia Lima.