RESENDE
O vereador Raphael Mariano Fernandes, o Kael (PSD) sugeriu ao Poder Executivo a criação da Olimpíada para a Terceira Idade. Kael explica que com o envelhecimento dos cidadãos, fica cada vez mais evidente a necessidade de políticas públicas que possam assegurar direitos e também a qualidade de vida para as pessoas na melhor idade, no município. A indicação, aprovada pelo Plenário, foi encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Ao justificar o pedido de estudo de viabilidade, o vereador Kael disse que a indicação seguiu os pontos das diretrizes nacionais quanto à atenção diferenciada à população idosa; a importância do Poder Público Municipal de tratar a questão dos idosos como uma das prioridades da ação social; o estímulo à vitalidade na terceira idade contribui para uma população idosa proativa e a implementação de medidas direcionadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa atinge positivamente toda a sociedade. “O investimento financeiro poderá ser minimizado através de parcerias com empresas privadas. A relação custo-benefício, o empenho do orçamento será certamente compensado pelo incentivo ao esporte nessa faixa etária, minimizando a incidência de doenças pelo sedentarismo. Além disso, a oportunidade que se gerará pela integração entre as pessoas, a troca de experiências e o bem-estar psicossocial também serão proporcionados. Nossa indicação soma-se à intenção de um olhar diferenciado para o envelhecimento saudável e digno de parcela significativa da população de Resende”, destacou o parlamentar.
PRAÇA NO MORADA DO CONTORNO
A construção de uma praça com estacionamento, ao lado da creche do bairro Morada do Contorno, também foi solicitada pelo vereador Kael. “A proposta visa aos moradores da localidade, uma oportunidade de ocupação dos espaços públicos da cidade para o convívio, lazer e vivência entre os munícipes do entorno. Na praça, poderão ser criados projetos de saúde, lazer e recreação para as crianças e idosos”, disse o parlamentar. Ele ainda lembra que a criação de um local para os moradores praticarem o lazer e suas atividades esportivas, atuam diretamente na redução dos índices de criminalidade das localidades, além da diminuição das tensões sociais e raciais em locais de conflito. “Hoje, o espaço para a construção da Prala está desocupado”, disse.