RESENDE
Com o aumento de casos de desastres naturais nos últimos anos, os vereadores Renan Marassi (PL) e Raphael Mariano Fernandes, o Kael (PSD) reivindicaram à Prefeitura de Resende a criação de um Fundo Municipal para Catástrofes. A proposta foi feita por meio da indicação nº 6.948/2023, de autoria de ambos os parlamentares, cuja cópia foi enviada ao Executivo para estudos de viabilidade.
O fundo, segundo os vereadores, será dedicado exclusivamente a ações de resposta, recuperação, reconstrução e prevenção, permitindo uma reação mais rápida e coordenada às situações de crise.
De acordo com Renan, o intuito é reduzir o impacto de possíveis desastres.
“A ideia é evitar problemas e, quando não for possível, agilizar a resposta a enchentes, deslizamentos de terra, incêndios, chuvas fortes e ventanias, por exemplo, minimizando os prejuízos e protegendo a população”, destaca o Marassi.
Os dois parlamentares também são autores da indicação nº 6.906/2023, para que seja disponibilizada unidade móvel de atendimento ao usuário da ENEL em Resende. A medida, segundo Kael, visa facilitar o acesso da população ao serviço. “Só existe uma agência da Enel em Resende e há muitas reclamações sobre a demora nos agendamentos e atendimentos”, aponta o vereador. Kael sugere, ainda, que a unidade móvel atenda preferencialmente à Região da Grande Alegria, que é a mais populosa de Resende e fica distante da agência da Enel, situada no bairro Campos Elíseos.