A Secretaria Municipal de Saúde promoveu durante o fim de semana prolongado o trabalho de visita domiciliar com a busca ativa nas localidades da zona rural e também manteve postos de saúde abertos para ampliar a imunização dos moradores contra a febre amarela. O serviço de reforço, anunciado após a confirmação de dois casos da doença serem confirmados no município, sendo um com óbito.
Durante o feriadão, no sábado dia 21 (Dia de Tiradentes) e na segunda-feira, dia 23 (Dia de São Jorge), os servidores da Secretaria de Saúde ficaram em alerta aplicando doses da vacina. O serviço ocorreu no Centro Municipal de Imunização e nos Postos de Saúde da Fumaça, Vargem Grande, Serrinha, Capelinha, Engenheiro Passos e Mauá. Desta terça-feira, dia 24, em diante a imunização prossegue em todas as unidades com o horário padrão entre 8 e 17 horas.
Segundo levantamento do governo municipal, o trabalho extra no feriado prolongado garantiu a imunização de 514 pessoas vacinadas contra a febre amarela nos últimos três dias. Desse total, 220 foram moradores da zona rural e outros 294 na zona urbana. Com esse serviço, o município superou o total de 108,5 mil pessoas imunizadas contra a febre amarela desde o início da campanha de vacinação, em 2017. Esse total representa mais de 85% da população de Resende.
As visitas domiciliares com a chamada busca ativa na zona rural persistirão, uma vez que os dois casos registrados na cidade tiveram origem com cidadãos da região da Vargem Grande (Pedra Selada). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde a Região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, contabiliza cinco casos confirmados de febre amarela sendo um óbito: dois em Resende (um óbito), dois em Itatiaia e um em Quatis.
Em Resende, um dos pacientes infectados é um senhor de 63 anos, morador da localidade de Vargem Grande (Pedra Selada), situada a 17 quilômetros do Centro da cidade. Ele deu entrada no Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori, no bairro Jardim Jalisco, no último dia 14, onde permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI).
O outro caso no município foi de um morador do bairro Nova Liberdade, senhor de 57 anos que, segundo informações, também teria frequentado a zona rural do município. O homem, que estava internado no Hospital da Unimed, no Jardim Jalisco, faleceu no dia 17.