RESENDE
Com o objetivo de criar um manual técnico que padronize a construção de calçadas públicas e privadas, garantindo maior mobilidade e acessibilidade em toda a cidade, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, iniciou, nesta semana, às primeiras atividades do Programa Calçada Acessível. As ações inaugurais do programa, que tem a parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), reuniram servidores municipais diretamente envolvidos na elaboração do manual. O trabalho contou com a assessoria do especialista Luiz Gustavo Tavares, que acompanhou os exercícios e palestras.

Na segunda fase, palestras e debates no Plenário abordaram acessibilidade e experiências da Firjan – Carina Rocha/PMR
O primeiro workshop foi dividido em duas etapas. Na primeira fase, os participantes percorreram ruas do Centro Histórico de Resende com os olhos vendados e em cadeiras de rodas, vivenciando as dificuldades enfrentadas por pessoas com mobilidade reduzida. Já segunda fase, no Plenário da Câmara Municipal, foram realizadas palestras e debates sobre a importância da acessibilidade, além da apresentação de exemplos de municípios que já aplicaram a iniciativa da Firjan.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Camila Moreira, essas atividades iniciais são determinantes para a boa aplicação do programa em Resende. “A proposta central do Calçada Acessível é desenvolver um manual que padronize a construção de calçadas públicas e privadas daqui em diante. Todas as futuras obras, sejam da Prefeitura ou da iniciativa privada, deverão seguir as especificações desse guia que está sendo elaborado com o apoio técnico da Firjan. Esse é um passo essencial para tornar Resende uma cidade cada vez mais acessível e inclusiva”, afirmou a secretária.
“Com essa etapa inicial, a expectativa é que o município avance na promoção de uma cidade mais inclusiva, com espaços urbanos planejados para atender as necessidades de todos os cidadãos”, destacou Camila
Programa
O Programa Calçada Acessível foi criado há 15 anos pela Firjan, com a missão de analisar as características urbanas de cada município e elaborar diretrizes voltadas à melhoria da mobilidade, da segurança viária e da qualidade de vida da população.
Resende aderiu formalmente à iniciativa no dia 9 de julho de 2025, quando o prefeito Tande Vieira assinou a carta de intenção em reunião com representantes da Firjan Sul Fluminense e técnicos do programa.