RESENDE
As comemorações pelo Mês da Consciência Negra em Resende começam neste sábado, dia 1º, com o tradicional Baile Charme, que será realizado das 14 às 19 Horas, na “Rua do Deck”, ao lado da Avenida Beira-Rio, no bairro Campos Elíseos. O evento abre oficialmente a programação organizada pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a União de Negras e Negros pela Igualdade Racial (Unegro), o Coletivo de Mulheres Negras, a Feira Preta, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Cultura. A festa contará com os DJs Birinha e Cláudinho, e promete reunir o público em um ambiente de celebração, música e valorização da cultura afro-brasileira.
De acordo com o coordenador de Igualdade Racial do município, o jornalista Luís Cláudio Hermógenes, a programação se estende até o dia 20, com uma série de eventos que unem lazer, cultura e reflexão. “Graças à parceria com lideranças do movimento negro, como o presidente do Conselho, Ubiratan de Oliveira (Birinha), estamos promovendo uma grande festa aberta à população, mas também um momento de reflexão sobre a valorização da cultura afro-brasileira, a luta pela igualdade e o combate ao racismo”, destacou Hermógenes.
No dia 8, acontece o Passeio Histórico com Olhar Afrocentrado, com saída às 9 horas do Calçadão de Campos Elíseos, próximo à Ponte Velha, em direção ao Centro Histórico. O percurso inclui visitas a locais que guardam memórias do período da escravidão. Em seguida, haverá o Encontro Cultural no Resende Shopping, das 10 às 18 horas.
A programação continua no dia 10, com uma Roda de Conversa sobre Consciência Negra, no Colégio Estadual Getúlio Vargas, na Cidade Alegria, às 9 horas. No dia 11, será realizada a Entrega de Certificados do Programa Conecta Jovem, às 14 horas, no auditório da OAB, no Jardim Jalisco. A cerimônia contempla adolescentes do Cras do bairro Minas Gerais que participaram do curso de capacitação promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Estácio de Sá e o CIEE-Resende. No dia 17, o Espaço Z receberá, a partir das 10 horas, a Exposição de Artes Consciência Negra, com abertura oficial às 19 horas, marcada pelas palestras de Inez da Costa Gomes e Sônia Freitas. O encerramento das comemorações será no dia 20, com missa afro às 10 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, seguida de um festival cultural no Parque Zumbi, das 11 às 19 horas, com shows musicais, jongo, capoeira e apresentações artísticas.