Resende exibe filme sobre Clarice Lispector na Casa Claudionor Rosa nesta sexta-feira

Filme “Lispectorante” será exibido gratuitamente e marca a estreia de Resende no Circuito Embaúba

Por Cyntia Freitas
32.cf.res.cultura.resende exibe filme sobre clarice.1.evento.divulgaÇÃo

RESENDE

O Cineclube da Casa Claudionor Rosa será palco, nesta sexta-feira, dia 9, da exibição gratuita do filme “Lispectorante”, produção nacional que homenageia o universo literário de Clarice Lispector, autora de clássicos como A Hora da Estrela e Perto do Coração Selvagem. A sessão integra o Circuito Embaúba de Cinema Nacional, que promove a difusão de filmes inéditos em cidades do interior do país. O evento, que é gratuito, acontece às 19 horas, na Casa Claudionor Rosa, na Rua Dr. Cunha Ferreira, 107, no Centro Histórico de Resende, e é uma realização do Ponto de Cultura e Memória Claudionor Rosa.

Lançado em 2024 no Festival de Cinema do Rio, o longa-metragem tem direção de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. Em “Lispectorante”, acompanhamos Glória Hartman, mulher madura em crise existencial que retorna à sua cidade natal e, por meio de uma fenda nas ruínas de onde morou Lispector, começa a presenciar cenas fantásticas que transformam sua vida.

32.cf.res.cultura.resende exibe filme sobre clarice.2.sessÃo.divulgaÇÃo

Sessão gratuita homenageia Clarice Lispector e resgata memória cultural – Divulgação

Segundo o presidente do Ponto de Cultura e Memória Claudionor Rosa, Luciano Rosa, essa exibição reforça os ideais do educador que dá nome ao espaço cultural. “O sonho de Claudionor Rosa era movimentar a cultura de Resende. Com essa iniciativa, resgatamos sua memória e, ao mesmo tempo, lançamos a proposta de reviver os antigos cinemas da cidade, como o Cine Resende, Cine Odeon e Cine Vitória. Essa sessão é um passo para reacender o amor pelo cinema na comunidade”, afirmou Luciano que é um dos filhos de Claudionor.

O projeto do Circuito Embaúba é uma realização da Embaúba Distribuidora de Cinema, com foco em fomentar a cultura audiovisual brasileira, valorizar a produção nacional e ampliar o acesso à arte no interior do país.

Para Arthur Gonçalves Rosas, diretor da Estácio Resende, o apoio à exibição faz parte do compromisso da instituição com o desenvolvimento local. “A cultura é fundamental para a formação cidadã. Estímulos como cinema, música e teatro ampliam o pensamento crítico e a criatividade”, disse.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos