No dia em que comemorou o aniversário de 216 anos, no último dia 29 de setembro, Resende ganhou outro afago. Ela foi considerada a sétima cidade mais hospitaleira do Brasil. A pesquisa foi realizada pelo site Airbnb, especializado em aluguel por temporada.
O ranking valoriza cidades que servem de base para exploração de grandes atrações turísticas. No caso de Resende o fator de atração faz referencia a proximidade do Parque Nacional de Itatiaia. A lista ainda leva em consideração as classificações cinco estrelas creditadas por seus usuários aos anfitriões nos últimos 12 meses.
Para o presidente da Associação de Hotéis de Resende, Eduardo Lemos, o resultado da pesquisa demonstra o potencial de Resende como destino turístico. “A pesquisa cita o Parque Nacional, mas Resende tem outros atrativos que fortalecem seu potencial turístico como Visconde de Mauá e a própria Academia Militar das Agulhas Negras eleva o nome de Resende e que durante o ano é bastante visitada. A pesquisa só aumenta a responsabilidade de todos envolvidos na melhoria dos serviços oferecidos ao turista”, afirma Lemos.
A pesquisa do site aponta ainda que apenas duas capitais (Florianópolis e Vitória) aparecem no ranking, o que para o site que realizou o ranking dá a entender que a hospitalidade é maior em cidades menores.
As dez cidades mais hospitaleiras segundo a pesquisa são: São João Del Rei (MG), Penha (SC), Teresópolis (RJ), Bento Gonçalves (RS), Piumhi (MG), Florianópolis (SC), Resende (RJ), Vitória (ES), São José dos Campos (SP) e Caxias do Sul (RS).