RESENDE/QUATIS
Na Semana Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes os municípios de Resende e de Quatis promovem várias atividades para conscientização.
Em Resende, a Prefeitura promove até a próxima sexta-feira, a Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Realizada em parceria com o Instituto Dagaz, de Volta Redonda, a abertura aconteceu na segunda-feira, no Parque ds Águas, no bairro Jardim Jalisco, e contou com exibição de filme, seguido de debate, e distribuição de folhetos sobre o tema. O objetivo da ação é alertar a população e incentivá-la a combater e denunciar todos os tipos de violência e abuso contra crianças e adolescentes. Conforme a programação, entre as ações que serão desenvolvidas ao longo da semana estão exibição de filmes; rodas de conversa; e distribuição de folhetos com abordagens de públicos específicos; além de um seminário que também marcará também as comemorações pelos 10 anos de implantação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).
Segundo dados da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Resende tem hoje 34 casos de supostos abusos sexuais sendo acompanhados na cidade. “A violência sexual contra crianças e adolescentes é um assunto delicado e pouco discutido pela nossa sociedade. Por isso, nossa meta é disseminar ao máximo as informações sobre essa violação dos direitos. Para isso, preparamos uma semana especial, com atividades para os mais diversos públicos, envolvendo toda a nossa rede socioassistencial”, disse a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo.
A programação segue nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, na Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado, na Capelinha, na zona rural da cidade com a exibição de filme seguido de roda de conversa com o tema “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. No mesmo horário, acontece na Avenida Gustavo Jardim, ação de sensibilização no semáforo com distribuição de folhetos pelos usuários do Centro Pop, sobre o tema “Exploração sexual” e uma roda de conversa sobre o tema “Combate a exploração sexual”, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Elite. Já na quinta-feira, no período das 8 horas ao meio dia, no Posto Resendão, no Km 304 da Via Dutra, Mobilização e sensibilização de caminhoneiros e viajantes, com distribuição de folhetos sobre os temas “Garantia de direitos de crianças e adolescentes, trabalho infantil e exploração sexual”. Na sexta-feira, às 9 horas, no CRAS Toyota, uma roda de conversa e sensibilização dos integrantes do programa Melhor Idade Ativa. Das 13h30min às 17 horas, no Espaço Z, no Centro da cidade, o I Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e comemoração do décimo aniversário do CREAS Resende
CAMINHADA MARCARÁ AÇÕES EM QUATIS
Prosseguem nesta quarta-feira, as atividades programadas pela Prefeitura de Quatis em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que este ano vai transcorrer na próxima sexta-feira. A programação na cidade foi organizada através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A abertura das atividades aconteceu na manhã desta segunda-feira, através de uma campanha informativa junto aos alunos do CIEP Municipalizado Marciana Machada De Elias, no Nossa Senhora do Rosário.
Nesta quarta-feira, a programação prevê outra campanha educativa para estudantes da rede municipal, desta vez aos alunos da Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias, no Centro, que será realizada às 11 e 13 horas. Já na quinta-feira, haverá panfletagens em três locais: próximo à estação ferroviária do bairro São Benedito a partir das 11h30m, na Praça Teixeira Brandão e pórtico de acesso a Quatis (em ambos os locais, às 13h30m). Por sua vez, no dia 18, acontecerá uma caminhada, cuja saída será às 8h30min, em frente ao CRAS do bairro Jardim Independência (Centro de Referência de Assistência Social). A caminhada vai se dirigir até a Praça Teixeira Brandão. “A proposta da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos visa despertar a atenção dos moradores de Quatis no enfrentamento desta questão, que afeta muitos municípios brasileiros. A realização de medidas preventivas se faz necessárias no sentido de diminuir os riscos de ocorrências destes casos, bem como orientar a população a respeito dos procedimentos que precisam ser adotados para assistir as vítimas, denunciar os agressores e trabalhar para que os mesmos sejam punidos, de acordo, obviamente, com as medidas previstas em lei”, declarou a coordenadora do CREAS, Flávia Paiva.